Panorama
 
 
 
 

LÍDER DE FAZENDEIROS EM MS DIZ QUE NUNCA FOI PROPOSTA INDENIZAÇÃO PARA DESOCUPAREM TERRAS INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

16/12/2005 - O governo federal nunca propôs indenização aos fazendeiros de Mato Grosso do Sul, para que desocupassem as terras indígenas Ñhan Ru Mandacaru. A afirmação é do líder dos fazendeiros, Dácio Queiroz. "Imagina o quanto nós temos procurado o Incra [Instituto Nacional de Reforma Agrário], nos últimos sete anos", acrescentou.

Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), nos casos em que é reconhecido um território indígena não cabe indenização, porque a terra passa a ser da União. A indenização concedida é apenas em relação às benfeitorias.

Ontem (15), os índios desocuparam a área, no sudoeste do estado, em cumprimento a decisão judicial de reintegração de posse. Os 9,3 mil hectares haviam sido homologados em março pelo governo federal. A Polícia Federal acompanhou a retirada dos índios, quando os fazendeiros atearam fogo às casas indígenas. "Eu não participei de nada disso", afirmou Dácio Queiroz. "Tive conhecimento da orientação dos policiais de que a utilização das propriedades era para a agricultura e obviamente aqueles ranchinhos, aquelas casinhas fossem removidas", acrescentou.

De acordo com Odenir Oliveira, assessor da presidência da Funai, havia um acordo com o advogado dos três fazendeiros para eles não modificassem a área, até que uma equipe do governo fosse avaliar as fazendas. "Eles não cumpriram esse acordo", disse ontem (15) à Agência Brasil. Para o líder dos fazendeiros, no entanto, "não tem nenhum tipo de acordo". Ele afirma que "essa terra nunca foi dos índios". E acrescenta: "Voltar para os índios? Acabou de retornar para nós. Estou aqui há 50 anos e nunca houve conflito".

Estudo feito por antropólogos contratados pelo Incra comprova que a terra historicamente pertence aos Guarani-Kaiowá. Mas o fazendeiro argumenta que "também temos um estudo antropológico que diz justamente o contrário. Se foi suspenso o decreto do presidente, quer dizer que alguma coisa está em dúvida". Há sete anos, segundo Dácio Queiroz, "os índios tentaram ocupar a terra à força e nós conseguimos na Justiça a reintegração de posse".

De acordo com o fazendeiro na área há 110 famílias de trabalhadores, produtores e habitantes.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alessandra Bastos e Cecília Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.