Panorama
 
 
 
 

MANIFESTO CEARENSE DIZ QUE PROJETO SÃO FRANCISCO É UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA SOCIAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

12/12/2005 - Um documento assinado pelo governador do Ceará, Lúcio Alcântara, pelo presidente da Assembléia Legislativa daquele Estado, deputado Marcos Cals, e pelo coordenador do Comitê Cearense em Defesa da Integração, deputado Chico Lopes, afirma que a integração do rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste setentrional é uma questão de justiça social. A “Carta Aberta dos Cearenses a Favor do Projeto São Francisco” foi distribuída nesta segunda-feira (12/12) entre os participantes da II Conferência Nacional do Meio Ambiente, que terminará amanhã, em Brasília.

“Nosso posicionamento a favor do Nordeste não pode ser confundido com posturas redentoras da miséria, da fome e das agruras da seca, que é um fenômeno climático e deve ser enfrentado com a utilização plena dos métodos e tecnologias já desenvolvidas pela inventividade humana”, diz a carta.

O documento destaca que, no Ceará, a disponibilidade hídrica média é de 450 metros cúbicos anuais por habitante, um indicador inferior a um terço do recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que se viva em condições sustentáveis – 1.500 m³/habitante/ano. Essa média registrada no Ceará é a mesma de toda a região a ser beneficiada pelo Projeto São Francisco. O empreendimento visa atender 12 milhões de pessoas em pequenas, médias e grandes cidades de quatro estados: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

A carta lembra que a escassez hídrica contribui para o agravamento da miséria no Nordeste, em um cenário no qual a convivência com o semi-árido se torna desumana. Cita ainda que o Brasil tem a maior reserva de água doce do planeta, mas que a distribuição desses recursos é desigual. No Nordeste, por exemplo, o rio São Francisco concentra 70% da água disponível na região.

O manifesto foi divulgado em todo o Ceará. O Comitê Cearense em Defesa da Integração conta com 72 integrantes, entre os quais três universidades e oito prefeituras.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.