Panorama
 
 
 
 

MAPA DE ZONEAMENTO PERMITIRÁ TER A PRIMEIRA VISÃO DE CONJUNTO DA AMAZÔNIA, DIZ SECRETÁRIO

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Dezembro de 2005

12/12/2005 - O Mapa Integrado do Zoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal, com lançamento marcado para sexta-feira (16), trará os padrões de ocupação, áreas consolidadas e uma caracterização de zonas de acordo com as potencialidades ambientais, econômicas, sociais e políticas. A informação é do secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Gilnei Viana, "Essa é a primeira visão de conjunto da Amazônia que nós vamos ter", disse.

Viana afirmou que, a curto prazo, a equipe técnica da Amazônia irá resolver as pendências entre o zonemaneto econômico de um estado e de outro, para que seja possível uma visão de conjunto. "O mapa irá orientar os possíveis empreendimentos na Amazônia para evitar as áreas de fragilidade ambiental e para se concentrar naquelas que já têm um grau de adensamento geográfico, de infra-estrutura".

Em segundo lugar, Viana destacou a praticidade em termos de planejamento regional. De acordo com ele, o mapa irá possibilitar a realização das políticas públicas. "Teremos as pendências econômicas micro-regionais que envolvem deslocamento de pessoas, de segmentos empresariais e os riscos ambientais que isso implica", disse.

A médio e longo prazos, Viana disse que a intenção é que o zoneamento da Amazônia seja eficaz. "Nós temos o zoneamento totalmente compatibilizado da Amazônia e esperamos que ele seja referendado legalmente para impor restrições e facilidades para a ocupação territorial, para os empreendimentos e para a proteção ambiental".

O Mapa Integrado do Zoneamento Ecológico-Econômico dos Estados da Amazônia Legal é o primeiro produto do Programa ZEE, elaborado por representantes dos nove estados amazônicos, do Consórcio ZEE Brasil e da Cooperação Técnica Alemã. O mapa será incorporado à base de dados do Macrodiagnóstico da Amazônia Legal, elaborado em 1994 e atualizado periodicamente pelo Ministério do Meio ambiente.

Em processo de implementação no país, o ZEE foi estabelecido por decreto em 2002, como instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente. Mais do que promover o ordenamento do uso do solo, o zoneamento auxilia a gestão territorial. Também está prevista sua implementação municipal, com etno-zoneamento das comunidades (terras indígenas, por exemplo), com a previsão de recursos específicos repassados pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Danielle Coimbra

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.