(14/12/05) - A Secretaria
de Educação do Estado do Maranhão
recebeu até o último sábado
(10) as cartas-resposta das conferências
de meio ambiente realizadas nas escolas de
ensino fundamental em São Luís
e em 74 municípios do interior que
servirão de base para a escolha dos
delegados para a II Conferência Nacional
Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, marcada
para 12 a 14 de março de 2006 em Luziânia
(GO) com o tema “Vivendo a Diversidade na
Escola”. O evento organizado em conjunto pelos
Ministérios da Educação
e do Meio Ambiente coincide com o ano inicial
da Década da Educação
para o Desenvolvimento Sustentável
da UNESCO e contribui para aprofundar o debate
sobre as Oito Metas do Milênio do PNUD
(Programa das Nações Unidas
para o Desenvolvimento), em especial a sétima
meta, de garantir a sustentabilidade ambiental.
Cada escola do estado foi
incentivada a promover debates com os alunos
de 5ª a 8ª séries sobre acordos
internacionais assinados pelo Brasil com compromissos
que influenciam o modo de vida das comunidades
na área ambiental, em cada “miniconferência”
o grupo preencheu a carta-resposta com uma
responsabilidade assumida perante a comunidade
local e confeccionou um cartaz com desenhos
resumindo o que foi discutido, além
de eleger um estudante representante e seu
suplente. Os trabalhos serão avaliados
pelo Coletivo Jovem, um grupo nacional de
organizações juvenis mobilizado
em torno da temática socioambiental.
O princípio da participação
do CJ é que jovem escolhe jovem e jovem
educa jovem. A escolha dos delegados para
a Conferência Infanto Estadual, que
antes era feita em cima da beleza dos cartazes,
agora vai se basear na responsabilidade de
ação assumida pela escola diante
da comunidade onde está inserida.
Participam das diferentes
etapas da Conferência todas as escolas
brasileiras do segundo segmento do Ensino
Fundamental, assim como comunidades quilombolas,
indígenas, de assentamentos rurais
e meninos(as) de rua. O grande objetivo é
garantir o direito de milhões de estudantes
de participarem com voz na construção
de um futuro sustentável para sua comunidade,
município, região, e depois
para o país e o planeta, além
de incentivar esta nova geração
a contribuir para transformações
sociais e ambientais reconhecendo a diversidade
étnico-racial. A II Conferência
Nacional Infanto-Juvenil em março terá
a participação de 700 delegados
entre 11 e 14 anos de idade, representando
os 26 estados e o Distrito Federal. Estes
já debateram os temas com os professores
em suas escolas e espaços comunitários
e vão elaborar juntos a Carta das Responsabilidades
para ser entregue ao Presidente da República,
Luiz Inácio Lula da Silva, e seus ministros,
juntamente com peças educati vas de
rádio, vídeo, jornal e multimídia.
Os temas de trabalho com
os educadores foram divididos em quatro a
partir de Acordos Internacionais: 1) Mudanças
de Climáticas (com base no Protocolo
de Kyoto); 2) Biodiversidade (Convenção
sobre Diversidade Biológica), 3) Segurança
Alimentar e Nutricional (Declaração
de Roma sobre a Segurança Alimental
Mundial) e 4) Diversidade Étnico-Racial
(Declaração de Durban contra
o Racismo, Discriminação Racial,
Xenofobia e Intolerância Correlata).
Cada grupo escolar foi estimulado a ler os
textos sobre os acordos e fazer uma pesquisa
em diferentes meios de comunicação
sobre a realidade de cada tema em nível
local, as fontes podiam ser jornais, livros,
sites, conversas com os pais, passeios e até
consultas às prefeituras e órgãos
municipais responsáveis pelo meio ambiente.
Depois de apresentar o que
aprenderam, os alunos discutiram o que esse
tema tinha a ver com sua comunidade, qual
responsabilidade a escola deveria assumir
e como colocá-la em prática,
transformando essa intenção
em ação concreta, com prazo
de realização. Após o
preenchimento da folha de resposta com a responsabilidade,
a ação proposta, os dados da
escola, a avaliação da conferência
e os delegados eleitos, os formulários
foram enviados à SEDUC e servirão
de base para a escolha dos delegados que viajarão
para a plenária Nacional.
O Coletivo Jovem, com o
apoio da Comissão Organizadora Estadual,
fará a seleção do grupo
de delegados do Maranhão com base na
avaliação dos trabalhos, tomando
como referência a consistência
e clareza da responsabilidade assumida pelos
alunos bem como a coerência em relação
à ação. Na seleção
final serão garantidos o equilíbrio
de gênero (meninos e meninas), a representatividade
entre meio rural e urbano (também capital
e interior), o equilíbrio de participação
entre escolas públicas municipais,
estaduais ou federais e privadas, a presença
de estudantes portadores de necessidades especiais
e a participação de alunos representantes
de diferentes etnias e segmentos sociais.
O cartaz em cartolina de 29cm x 41cm mais
criativo servirá como desempate, então
vale tudo: desenhos, colagens, frases, poemas
e principalmente comunicar a responsabilidade
assumida pela escola. Os delegados pré-selecionados
pelo CJ serão reunidos no início
do ano para a eleição dos representantes
finais do estado para a Conferência
Nacional, cuja versão adulta foi realizada
entre 10 e 13 de dezembro em Brasília
(DF).