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MARANHÃO ELEGE DELEGADOS PARA A II CONFERÊNCIA INFANTO-JUVENIL NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
São Luiz (MA) – Brasil
Dezembro de 2005

(14/12/05) - A Secretaria de Educação do Estado do Maranhão recebeu até o último sábado (10) as cartas-resposta das conferências de meio ambiente realizadas nas escolas de ensino fundamental em São Luís e em 74 municípios do interior que servirão de base para a escolha dos delegados para a II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, marcada para 12 a 14 de março de 2006 em Luziânia (GO) com o tema “Vivendo a Diversidade na Escola”. O evento organizado em conjunto pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente coincide com o ano inicial da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO e contribui para aprofundar o debate sobre as Oito Metas do Milênio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), em especial a sétima meta, de garantir a sustentabilidade ambiental.

Cada escola do estado foi incentivada a promover debates com os alunos de 5ª a 8ª séries sobre acordos internacionais assinados pelo Brasil com compromissos que influenciam o modo de vida das comunidades na área ambiental, em cada “miniconferência” o grupo preencheu a carta-resposta com uma responsabilidade assumida perante a comunidade local e confeccionou um cartaz com desenhos resumindo o que foi discutido, além de eleger um estudante representante e seu suplente. Os trabalhos serão avaliados pelo Coletivo Jovem, um grupo nacional de organizações juvenis mobilizado em torno da temática socioambiental. O princípio da participação do CJ é que jovem escolhe jovem e jovem educa jovem. A escolha dos delegados para a Conferência Infanto Estadual, que antes era feita em cima da beleza dos cartazes, agora vai se basear na responsabilidade de ação assumida pela escola diante da comunidade onde está inserida.

Participam das diferentes etapas da Conferência todas as escolas brasileiras do segundo segmento do Ensino Fundamental, assim como comunidades quilombolas, indígenas, de assentamentos rurais e meninos(as) de rua. O grande objetivo é garantir o direito de milhões de estudantes de participarem com voz na construção de um futuro sustentável para sua comunidade, município, região, e depois para o país e o planeta, além de incentivar esta nova geração a contribuir para transformações sociais e ambientais reconhecendo a diversidade étnico-racial. A II Conferência Nacional Infanto-Juvenil em março terá a participação de 700 delegados entre 11 e 14 anos de idade, representando os 26 estados e o Distrito Federal. Estes já debateram os temas com os professores em suas escolas e espaços comunitários e vão elaborar juntos a Carta das Responsabilidades para ser entregue ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e seus ministros, juntamente com peças educati vas de rádio, vídeo, jornal e multimídia.

Os temas de trabalho com os educadores foram divididos em quatro a partir de Acordos Internacionais: 1) Mudanças de Climáticas (com base no Protocolo de Kyoto); 2) Biodiversidade (Convenção sobre Diversidade Biológica), 3) Segurança Alimentar e Nutricional (Declaração de Roma sobre a Segurança Alimental Mundial) e 4) Diversidade Étnico-Racial (Declaração de Durban contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata). Cada grupo escolar foi estimulado a ler os textos sobre os acordos e fazer uma pesquisa em diferentes meios de comunicação sobre a realidade de cada tema em nível local, as fontes podiam ser jornais, livros, sites, conversas com os pais, passeios e até consultas às prefeituras e órgãos municipais responsáveis pelo meio ambiente.

Depois de apresentar o que aprenderam, os alunos discutiram o que esse tema tinha a ver com sua comunidade, qual responsabilidade a escola deveria assumir e como colocá-la em prática, transformando essa intenção em ação concreta, com prazo de realização. Após o preenchimento da folha de resposta com a responsabilidade, a ação proposta, os dados da escola, a avaliação da conferência e os delegados eleitos, os formulários foram enviados à SEDUC e servirão de base para a escolha dos delegados que viajarão para a plenária Nacional.

O Coletivo Jovem, com o apoio da Comissão Organizadora Estadual, fará a seleção do grupo de delegados do Maranhão com base na avaliação dos trabalhos, tomando como referência a consistência e clareza da responsabilidade assumida pelos alunos bem como a coerência em relação à ação. Na seleção final serão garantidos o equilíbrio de gênero (meninos e meninas), a representatividade entre meio rural e urbano (também capital e interior), o equilíbrio de participação entre escolas públicas municipais, estaduais ou federais e privadas, a presença de estudantes portadores de necessidades especiais e a participação de alunos representantes de diferentes etnias e segmentos sociais. O cartaz em cartolina de 29cm x 41cm mais criativo servirá como desempate, então vale tudo: desenhos, colagens, frases, poemas e principalmente comunicar a responsabilidade assumida pela escola. Os delegados pré-selecionados pelo CJ serão reunidos no início do ano para a eleição dos representantes finais do estado para a Conferência Nacional, cuja versão adulta foi realizada entre 10 e 13 de dezembro em Brasília (DF).

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Paulo Roberto Mendes)

 
 
 
 
 
 

 

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