Panorama
 
 
 
 

MARINA SILVA RECONHECE ESFORÇO DO IBAMA NA REDUÇÃO DO DESMATAMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

(12/12/05) - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, levantou pontos positivos de sua gestão durante a abertura da II Conferência Nacional de Meio Ambiente no sábado. Para ministra, a diminuição de 31% do desmatamento na Amazônia em 2004-2005 foi fruto do esforço de fiscalização do Ibama e das operações realizadas com a Polícia Federal para combater a corrupção e o desmatamento. “Marcus Barros e Flávio Montiel, vamos continuar firmes”. Marina Silva destacou a transparência e autonomia do processo de licenciamento do Projeto de Integração de Bacias do São Francisco e do Programa de Revitalização; e lembrou o plano de desenvolvimento sustentável para a área de influência da BR-163. A BR só pode ser feita se este plano for acolhido. “Pela primeira vez, o meio ambiente está interferindo na dinâmica do desenvolvimento”.

Durante a cerimônia de abertura da II Conferência, o banco alemão KFW fez a doação de 40 milhões de reais para implementação de corredores ecológicos na Mata Atlântica e na Amazônia. O embaixador da Alemanha, Friedrich von Kunow, diz estar feliz em seu país poder ajudar e já vê bons resultados. “O Brasil está no caminho do sucesso. Tem desmatamento, mas já é menor que no ano passado”, disse. Também durante abertura, a ministra do Meio Ambiente assinou uma portaria instituindo o Conselho Gestor da Reserva da Biosfera do Pantanal.

Em outubro e novembro aconteceram as Conferências Municipais, Regionais, Estaduais e Setoriais do Meio Ambiente que formularam cerca de 3.800 propostas. As propostas foram sistematizadas e fazem parte do texto-base que foi discutido no domingo.

Hoje às 19:00, será entregue o Prêmio Chico Mendes 2005. O prêmio valoriza iniciativas que conservam e permitem o uso sustentável da Amazônia. Neste ano, 68 candidatos concorrem nas seguintes categorias: Liderança Individual, Associações Comunitárias, Organizações Não-Governamentais, Negócios Sustentáveis, Ciência e Tecnologia e Arte e Cultura. A II Conferência Nacional de Meio Ambiente vai até terça-feira (13).

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Gustavo Rick)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.