Panorama
 
 
 
 

NO SENADO, ONGs COBRAM APROVAÇÃO DE LEI QUE PODE GERIR FLORESTAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

14/12/2005 – Representantes de organizações não-governamentais (ONGs) ligadas ao meio ambiente foram hoje (14) ao Senado pedir urgência na votação do Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas (PL 4776). O projeto regulariza o uso sustentável das florestas públicas brasileiras, cria o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF).

As ONGs entregaram uma carta abaixo assinada pedindo a "imediata apreciação" do projeto. Ontem (13), pelo mesmo motivo, empresários do setor madeireiro estiveram na Casa.

O PL já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e, mesmo em regime de urgência constitucional, aguarda votação no Senado. "Esse projeto garante o direito de populações locais tradicionais, que habitam as florestas, principalmente na Amazônia, mas também oferece uma alternativa de uso legal e sustentável nas florestas. É um projeto que tenta unir o desenvolvimento organizado e sustentável com a garantia de direitos territoriais de populações que habitam a Amazônia", afirma André Lima, representante do Instituto Socioambiental (ISA).

O coordenador de políticas florestais da organização não-governamental WWF-Brasil, Mauro Armelin lembra que "pela primeira vez na história brasileira movimentos ambientalistas e industriais do setor madeireiro estão reivindicando uma política coerente de desenvolvimento para a Amazônia".

Lima avalia que há razões políticas e pessoais para que o projeto não seja votado e que "está faltando empenho do governo e um exagero da oposição no sentido de colocar esse projeto de lei, como barganha para outras questões como a CPI dos Bingos, como recursos de emendas parlamentares e como moeda de troca para interesses particulares".

Na carta, os representantes pedem que "o Estado reassuma o controle sobre o que é de patrimônio público e, com o Congresso, dê clara definição das áreas de uso e não uso, bem como dos critérios e padrões de exploração dos recursos florestais e do processo de gestão desses recursos".

De acordo com Armelin, hoje é quase impossível conseguir produzir madeira legal. "A produção sustentada de madeira está prejudicada. No mercado não há falta de madeira, como era de se esperar, porque empresas legais não conseguem licenças, mas há abundância de madeira, proveniente do desmatamento ilegal".

Segundo o presidente do Conselho Diretor do Conselho de Manejo Florestal – FSC (Forest Stewardship Council) no Brasil, Rubens Gomes, são extraídos anualmente da Amazônia cerca de 25 milhões de metros cúbicos de madeira, dos quais 5% são de manejo, 2% certificados e o restante ilegal. Para ele, a demora na votação desestimula os interessados em fazer manejo legal da madeira.

"É um marco regulatório extremamente necessário. Tem que se pensar que a Amazônia está em risco. Se não tivermos possibilidade nenhuma de gerir os recursos da região, quem perde é a sociedade brasileira. Com isso a sociedade estará exaurindo as possibilidades de sobrevivência", afirmou Gomes.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Érica Santana

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.