Panorama
 
 
 
 

NOVO PARQUE PROTEGE 160 MIL HECTARES DE CERRADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

13/12/2005 - O Ministério do Meio Ambiente anunciou nesta terça-feira (13), durante a 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília (DF), a criação do Parque Nacional da Chapada das Mesas. A área protegerá 160 mil hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão e Estreito, no centro-sul do Maranhão. A criação do parque foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
MMA
De acordo com o diretor de Ecossistemas do Ibama, Valmir Ortega, a criação do parque faz parte do esforço dos órgãos ambientais do Governo Federal para elevar a área protegida no Cerrado. Pouco mais de 2,5% do bioma está resguardado em unidades de conservação federais e estaduais. Conforme Ortega, a pressão para novos desmatamentos impulsionados por carvoarias e abertura de novas frentes para a agropecuária é muito forte. "É uma corrida contra o
MMA
tempo para salvar grandes remanescentes do bioma", ressaltou. A região que agora está abrigada dentro do parque nacional é extremamente rica em espécies de animais e de plantas, sem falar no alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais da Chapada das Mesas, como inúmeras cachoeiras. Os planos do Governo Federal incluem a criação de novas áreas protegidas no Maranhão, formando um "mosaico" com parques e reservas estaduais e federais e terras indígenas.
A criação do parque era debatida e avaliada desde 2004, mas ganhou força no início deste ano com a realização de estudos de campo que comprovaram o valor ecológico, social, econômico e cultural da região. Foram realizadas consultas públicas em todos os municípios abrangidos, assegurando a participação de vários segmentos sociais na definição dos limites da unidade de conservação. "A contribuição (do parque) para a preservação do Cerrado é bastante significativa, pois eleva o percentual protegido do bioma", disse o diretor.
Ministério do Meio Ambiente e Ibama encaminharão a realização de um cadastro de todos os moradores, posseiros e ocupantes para a regularização fundiária do parque nacional.
 
 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aldem Bourscheit)
Fotos: MMA
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.