Panorama
 
 
 
 

OFICINA DISCUTE CONTROLE DA TUBERCULOSE EM ÁREAS INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

14/12/2005 - Estudo realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), entre 2000 e 2004 aponta progressivo controle da tuberculose nas aldeias indígenas. Desde 1999, a incidência da doença reduz a uma taxa de 12,9% ao ano. Os dados foram apresentados durante a 1ª Oficina de Mobilização e Avaliação Nacional do Controle da doença em Áreas Indígenas, realizada dias 8 e 9, em Belém.

O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde e pela Funasa, com objetivo de discutir a ocorrência da tuberculose nas áreas indígenas e fomentar estratégias para o Programa de Controle da doença.A intervenção para o controle da tuberculose em áreas indígenas é uma das prioridades da Funasa. No encontro, foram apresentadas as atividades e os resultados do Programa de Controle da Tuberculose entre a população indígena, no Brasil.

A oficina foi também uma oportunidade para gestores, profissionais de saúde e usuários fortalecerem a prioridade à assistência à saúde dos povos indígenas. “Estou muito otimista com esta oficina. Durante a programação foram passados muitos esclarecimentos aos povos indígenas. Assim podemos reivindicar o que é adequado para nossos parentes”, afirmou o presidente do Conselho Distrital de Altamira, Joaquim Curuaia.

A presença de representantes de todos os setores envolvidos com a saúde indígena fez desta mobilização nacional um evento histórico. Participaram 110 pessoas de todo país, entre lideranças indígenas, especialistas, técnicos e autoridades locais e nacionais. Durante o encontro, o Consultor do Programa de Controle da Tuberculose nas Áreas Indígenas, Jorge Meireles, foi homenageado pelo Ministério da Saúde e Funasa. Meireles foi coordenador nacional do Programa de Controle da Tuberculose nas Áreas Indígenas em 1999. Também atuou durante dez anos à frente da coordenação do programa no Distrito Federal.

Desafios

A tuberculose continua sendo a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium Tuberculosis, bacilo causador da doença.

O desafio das ações do Programa de Controle da Tuberculose é alcançar as metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de detectar pelo menos 70% dos casos estimados e curar 85 % destes. “Nessa gestão o Brasil alcançou a primeira meta, conseguimos diagnosticar mais de 70 % dos casos. Temos agora o desafio de aumentar o número de casos curados, que atualmente é de 77 %”, disse o Coordenador do Programa Nacional de Controle da tuberculose do Ministério da Saúde, Joseney Santos.

De acordo com os dados do Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Funasa, a população indígena brasileira é de aproximadamente 454.000. No Pará, são 18.838 índios. As comunidades indígenas têm grande vulnerabilidade diante desta doença, principalmente por causa das alterações no modo de vida sócio-econômico, ocasionadas, entre outros fatores, pela degradação ambiental e empobrecimento destes povos.
Fonte: Funasa

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.