Panorama
 
 
 
 

ONGs ENVIAM CARTA AO SENADO PEDINDO AGILIDADE NA VOTAÇÃO DO PL DE FLORESTAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

Confira íntegra da carta:

Senhores senadores, senhoras senadoras:

14/12/2005 - A sociedade civil organizada vem dando, pela maioria de suas organizações representativas, claro apoio ao Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas encaminhado pelo governo ao Congresso em fevereiro de 2005 e aprovado pela Câmara em junho.

O projeto encaminhado pelo Executivo é também resultado do trabalho do setor empresarial, organizações indígenas e do movimento social, entidades ambientalistas e pesquisadores.

Num fato inédito, em se tratando de tema que em geral mais nos desune que une, esses setores se aliaram na elaboração e defesa do projeto por considerar que ele estabelece um marco legal há muito necessário para que o governo federal, estados e municípios recuperem a capacidade de gerir o patrimônio florestal público.

Esse entendimento também se reflete no apoio dado ao projeto pelos diferentes partidos que compõem o Congresso Nacional. A Câmara já o aprovou, bem como três comissões do Senado.

A indústria de base florestal que quer respeitar a legislação precisa do projeto para poder competir em pé de igualdade com aqueles que operam na ilegalidade ou na informalidade; comunidades locais, povos indígenas, entidades dos setores social e ambiental precisam que o Estado reassuma o controle sobre o que é de patrimônio público e, com o Congresso, dê clara definição das áreas de uso e não uso, bem como dos critérios e padrões de exploração dos recursos florestais e do processo de gestão desses recursos.

No caso particular da Amazônia, atacada pela grilagem, pela disputa muitas vezes violenta dos recursos florestais, pela exploração predatória e ilegal, e pelo avanço do desmatamento sobre áreas públicas, o projeto de lei se reveste de clara emergência.

São frágeis as bases das recentes vitórias em defesa da Amazônia, tais como a redução nas taxas de desmatamento verificadas nos últimos meses. Essas conquistas, que são de toda a sociedade, estão, no entanto, ameaçadas pela lenta evolução do processo de análise e votação do PL pelo Senado.

Indignados, constatamos que o projeto parece ter se tornando, na atual crise, em moeda de troca nos embates políticos entre governistas e oposicionistas. É absolutamente inaceitável que o futuro e o destino das florestas brasileiras e principalmente da Amazônia passe a depender de uma ponte em Sergipe, de recursos para os Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, ou da CPI dos Bingos.

Nós, abaixo assinados, confiamos que o espírito público e o senso do dever maior para com os destinos do país e de seu patrimônio nortearão as decisões do Senado Federal, refletindo-se na imediata apreciação do projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas por esta Casa.

Atenciosamente,

• Amigos da Terra – Programa Amazônia
• Associação Brasileira de Celulose e Papel – Bracelpa
• Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará - Aimex
• Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada – Abimci
• Associação dos Produtores de Madeira Certificada da Amazônia - PFCA
• Conselho Brasileiro de Manejo Florestal - FSC Brasil
• Conselho Nacional dos Seringueiros – CNS
• Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - Coiab
• Greenpeace
• Grupo de Trabalho Amazônico – GTA
• Grupo de Trabalho de Florestas do Fórum Brasileiro de Organizações Não Governamentais e Movimentos Sócias Para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - GT Florestas
• Instituto Centro de Vida - ICV
. Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia - Imazon
. Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - Imaflora
• Instituto Socioambiental – ISA
. Organização Escola de Lutheria da Amazônia - OELA
• Rede Mata Atlântica
• União das Entidades Florestais do Estado do Pará – Uniflor
• Sociedade Brasileira de Silvicultura - SBS
• SOS Mata Atlântica
. Vitae Civilis Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz
• WWF Brasil

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.