Panorama
 
 
 
 

PELOTAS SEDIA ENCONTRO DE GESTORES MUNICIPAIS DO PRÓ-MAR-DE-DENTRO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Dezembro de 2005

12/12/2005 - Acontece em Pelotas, nesta quarta-feira (14), o Encontro de Gestores Municipais do Pró-Mar-de-Dentro, entre 9h e 17h, no SEST/SENAT (Av. Eng. Ildefonso Simões Lopes, 1206). O evento é organizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio do Programa Pró-Mar-de-Dentro, e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), com apoio da prefeitura de Pelotas e Votorantim Celulose e Papel.

O encontro visa a dar início à formação de agentes prevencionistas dos municípios da área de abrangência do Pró-Mar-de-Dentro. Os agentes prevencionistas são formados pelo Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC) desenvolvido pelas secretarias estaduais de Educação e de Meio Ambiente, esta por meio da Fepam, e pela Aracruz Celulose, Borrachas Vipal e Grupo Gerdau. O PEAC define o agente prevencionista como todo aquele que desenvolve atividades de prevenção relacionada a riscos diversos, envolvendo os ambientes natural, social, cultural, de trabalho e o doméstico.

Conforme a coordenadora do Pró-Mar-de-Dentro, Maria Elisabete Ferreira, a novidade com o Encontro de Gestores Municipais é que o PEAC estará sendo ampliando para agentes ambientais, educadores e comunidade dos 50 municípios atendidos pelo Programa. “Até agora, a capacitação de agentes prevencionistas estava restrita às Coordenadorias Regionais de Educação que pertencem ao Projeto Escola Aberta para a Cidadania, da Secretaria Estadual de Educação”, esclarece Maria Elisabete.

Está prevista, na abertura do evento, a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta; do prefeito em exercício, Fetter Júnior, e do presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS), Mauri Heinrich.

Pela manhã, a programação inicia após os pronunciamentos das autoridades, com as palestras sobre a parceria entre o Pró-Mar-de-Dentro e o PEAC e sobre a proposta de trabalho para 2006 com os municípios do Programa, incluindo manifestações dos representantes das prefeituras. À tarde, haverá o painel “Gestão Ambiental Compartilhada para o Desenvolvimento”, mediado pela coordenadora do Pró-Mar-de-Dentro, Maria Elisabete Ferreira, tendo como painelistas o chefe da Divisão de Planejamento e Diagnóstico da Fepam, Jackson Müller; o coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga/RS), Niro Afonso Pieper; e o Assessor técnico da área de Meio Ambiente da Famurs e presidente do Consema, Valtemir Goldmeier. Para encerrar, serão definidos os nomes dos representantes de cada município para o início do processo de formação dos agentes prevencionistas.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.