Panorama
 
 
 
 

PREFEITO BUSCA ROTA ALTERNATIVA PARA O GADO, LONGE DO ACAMPAMENTO INDÍGENA EM MS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

16/12/2005 - A prefeitura da cidade de Antonio João (MS) vai buscar um caminho alternativo para a passagem do gado, porque cerca 580 índios Guarani-Kaiowá estão alojados na estrada até Bela Vista. "Vamos tentar uma rota por dentro de duas fazendas para desviar os rebanhos do caminho", conta o prefeito Junei Marques.

O rebanho passará esta noite a cinco quilômetros do acampamento indígena e segundo o prefeito, a polícia não está no local, mas "o fazendeiro é amigo nosso e não está envolvido no conflito com os índios". Pela manhã, a prefeitura anunciará pelo rádio que a passagem de gado pelo trecho onde os índios se encontram "não será permitida até que a Funai [Fundação Nacional do Índio] arranje um local para eles".

De acordo com o prefeito, o presidente em exercício da Funai, Roberto Lustosa, telefonou pedidno ajuda para encontrar uma área de 200 hectares: "Terra para arrendar tem, mas nenhum fazendeiro vai querer arrendar porque eles têm medo de os índios depois quererem ficar com a terra". Um caminhão foi colocado à disposição dos Guarani-Kaiowá pela prefeitura, para transportar lenha e folhas de bacuri, colocadas em cima da lona preta para diminuir o calor nas barracas.

O prefeito conta que os índios estão revoltados com a situação e com a Justiça, pois "tinham certeza de que ficariam na terra homologada. E se revoltam com todo o direito – a própria dificuldade do dia-a-dia e o isolamento levam à agressividade. É uma situação muito delicada".

Marques sugeriu a compra, pelo governo federal, de uma área para os índios: "Nós aqui estamos de mãos amarradas". E acrescentou: "Como vamos arrumar terra com os fazendeiros para arrendar?"

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alessandra Bastos

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.