Panorama
 
 
 
 

PRÊMIO DÁ VISIBILIDADE A DEFENSORES DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

13/12/2005 - "Não sei nem ler, sou analfabeto. Só sei cortar a seringa e trabalhar no mato". Foi assim, com a simplicidade de um riberinho da Terra do Meio, no Pará, que Herculano Porto de Oliveira agradeceu o Prêmio Chico Mendes na categoria Associação Comunitária, que recebeu, nesta segunda-feira (12), à noite, das mãos da ministra Marina Silva. Herculano, 61 anos, cinco filhos e seis netos, é presidente da Associação dos Moradores do Riozinho do Anfrísio e um dos responsáveis pela criação de uma reserva extrativista federal com 736 mil hectares.
MMA
De acordo com Marina Silva, a implementação da reserva é fruto da luta organizada de movimentos comunitários, que contaram com o apoio de organizações não-governamentais e do Governo Federal. "Foi um processo de resistência", disse. A ministra espera que a premiação dê maior visibilidade ao trabalho de milhares de pessoas que unem proteção dos recursos naturais com desenvolvimento econômico e social. Na categoria Liderança Individual, foi agraciada Adenilza Mesquita Vieira Sila, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Amazônico. Ela foi indicada por sua luta pelos direitos, por cidadania e por melhores condições de vida para as mulheres ribeirinhas. Seu
trabalho alcança cerca de 1,8 mil mulheres de 80 comunidades. "O prêmio significa a vida, a luta para manter a floresta e suas populações. É uma responsabilidade com a Amazônia e com o mundo", disse.
A cantora Marlui Nobrega Miranda, que realiza um trabalho de aproximação entre a cultura indígena e a música clássica, foi a premiada na categoria Arte e Cultura. Seu último trabalho é Ponte entre duas Culturas. Para a artista, a premiação é um estímulo para a continuidade da tarefa de preservar as culturais tradicionais da Amazônia. "Elas são tão frágeis quanto os ecossitemas onde estão integradas", disse.
Também foram agraciados Domingos Vargas, da Cooperativa de Agricultores Ecológicos do Portal da Amazônia, no norte do Mato Grosso, na categoria Negócios Sustentáveis, Carlos Durigan, da Fundação Vitória Amazônica, de Manaus (AM), na categoria Organização Não-Governamental, e Luciano Tavares Marques, da Embrapa (PA), na categoria Ciência e Tecnologia.
Conforme a secretário da Amazônia do MMA, Muriel Saragoussi, o Prêmio Chico Mendes foi feito para aqueles indivíduos ou entidades "pouco visíveis" na sua luta cotidiana por uma Amazônia sustentável. "Essas ações estimulam e sustentam, inclusive, políticas de governo para a região", disse.
Todos os primeiros colocados de cada categoria receberam R$ 20 mil, somando R$ 120 mil em prêmios.
 
 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aldem Bourscheit)
Foto:MMA
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.