Panorama
 
 
 
 

PROJETOS AMBIENTAIS SÃO PREMIADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

16/12/2005 - Três projetos apoiados pelo Ministério do Meio Ambiente receberam o prêmio ODM Brasil, entregue nesta quinta-feira (15), em Brasília. A iniciativa destaca experiências e personalidades que ajudam o Brasil a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, oito metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas em 2000. O projeto Couro Ecológico, desenvolvido no Pará; o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, que envolve 400 mil famílias no Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará, e o Grupo de Trabalho Amazônico foram selecionados entre 920 inscritos. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou da solenidade de premiação, no Palácio do Planalto.
O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa do governo federal, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Essa primeira edição premiou 27 iniciativas em três categorias: Prefeituras, Organizações e Destaques.
O Projeto Couro Ecológico é desenvolvido na Floresta Nacional do Tapajós e nasceu em 2001 com o objetivo de melhorar as práticas de extração e manuseio do látex. As famílias, que já confeccionavam bolsas e outros artefatos com o produto, conseguiram aprimorar a qualidade e o desenho das peças, e agregaram valor à matéria-prima regional. O resultado foi traduzido em aumento na renda das famílias e melhoria das condições de vida dos povos da floresta. A iniciativa, que envolve 15 famílias, recebeu menção honrosa no Prêmio ODM Brasil e é apoiada pelo Projeto de Apoio ao Manejo Sustentável na Amazônia (ProManejo).
O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1991, desenvolve um trabalho de articulação com trabalhadoras rurais, donas de casa, mães, avós e esposas que se dedicam à coleta, quebra, beneficiamento e comercialização do coco de babaçu nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará, envolvendo um universo de 400 mil famílias. O grupo surgiu em meados dos anos 1980, num processo de enfrentamento pelo acesso e uso comum das áreas de ocorrência do babaçu, que haviam sido cercadas por fazendeiros e empresas agropecuárias. O Movimento busca garantir o controle das áreas de produção, agregando valor aos produtos, garantindo a sustentabilidade das famílias das mulheres quebradeiras de coco. Atualmente, estas mulheres preparam campanhas sobre a proteção das florestas de babaçu e contra a queima do coco inteiro, que vem sendo utilizado como carvão pelas mineradoras.
Já a Rede Grupo de Trabalho Amazônico foi criada como entidade implementadora do Programa de Apoio ao Agroextrativismo, do Ministério do Meio Ambiente. Sob supervisão do GTA, foram implantados 165 projetos propostos por entidades de produtores familiares em nove estados da Amazônia Legal. Os projetos seguiram a orientação de promover iniciativas voltadas para a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental. Mais de mil famílias foram beneficiadas também com a captação de recursos para pequenas entidades, que se fortaleceram e já se sentem preparadas para formular novos projetos.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.