Panorama
 
 
 
 

RESGATE CULTURAL MARCA ABERTURA DO ENCONTRO DE JOVENS DE FRONTEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

12/12/2005 - O I Encontro Internacional de Jovens Indígenas de Fronteira teve início no sábado (10/12), em Tabatinga (AM), com apresentação de danças, ritos e peças teatrais, nas quais os índios demonstraram vários mitos, como O caçador de Curupira, apresentado pelos Tikuna da Colômbia. O evento reúne índios da região de fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, e visa promover o intercâmbio entre os povos, por meio das propostas elaboradas pelos jovens para uma política solidária de fronteira, e analisar os principais problemas e desafios na região.

Na abertura, estiveram presentes Helena de Biase, gerente de projetos da Coordenação Geral de Educação da Funai; Marcelo Mazzoli, da divisão da Unesco para a Infância e Juventude; Gisela Oliveira, do Ministério da Educação da Colômbia; Glória Mercedes, do Ministério da Educação do Peru; Theotônio Santa Cruz, cônsul do Brasil na Colômbia; Sebastião Almeida, representante da Prefeitura de Tabatinga; e Davi Félix Cecílio, administrador regional da Funai.

O cônsul Theothônio Santa Cruz parabenizou a iniciativa da Funai e agradeceu aos jovens indígenas presentes, que dedicam seu tempo “ao conhecimento e ao intercâmbio de dúvidas e inquietudes”. Além disso, ele ressaltou a importância da promoção de direitos, integração e compartilhamento entre os países.

Para Glória Mercedes, o encontro promovido pela Funai é uma oportunidade ímpar, pois possibilita a reflexão sobre problemas que afetam os indígenas tanto do Brasil quanto do Peru. “Sinto como se fosse um só povo. Não há distinção de nacionalidade, falamos uma só língua e temos valores comuns como indígenas”, disse. Ela ressaltou que muitos problemas enfrentados por indígenas brasileiros também afetam os peruanos, como o alcoolismo e os casos de suicídio, em especial entre os Tikuna.

Segundo ela, o governo peruano vem desenvolvendo uma política específica para os indígenas. “Hoje temos a Direção Nacional de Educação Bilíngüe, com representantes indígenas nas instituições Federais, Estaduais e Municipais. Também existe um programa voltado para a formação de professores bilíngües”.

Recuperação das tradições

Durante o primeiro dia do encontro, os índios anciões se reuniram e explicaram aos jovens como viveram seus antepassados e como eram realizados os rituais. O ancião Pedro Inácio Tikuna lembrou que eles viviam nus e respeitavam as tradições. “Hoje, vocês vêm para cidade e aprendem muitas coisas com os não-índios. Antigamente, na nossa cultura, era proibido namorar e não havia uso de álcool por nenhum de nós”, disse.

O evento se estende até o dia 13 de dezembro com diversas atividades, como trabalhos em grupos e apresentações culturais. O encontro será encerrado com a entrega de um documento oficial que será elaborado pelos próprios indígenas.

O evento é realizado entre os dias 10 e 13 de dezembro, no Centro de Formação Frei Ciro Aprígio, em Tabatinga (AM). Participam do encontro indígenas das etnias Tikuna, Mayuruna, Matis, Marugo, Kambeba, Wytoto, Kanamari e Kulina.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.