Panorama
 
 
 
 

TAXA AMBIENTAL SERÁ MENOR PARA ÁREAS PRESERVADAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

(15/12/05) – A cobrança do Ato Declaratório Ambiental (ADA) foi suspensa temporariamente para revisão dos cálculos. Os boletos enviados aos proprietários rurais traziam valores incorretos e penalizavam aqueles que mais preservavam áreas naturais. Agora, as contas serão refeitas para valorizar áreas conservadas.

O presidente do Ibama, Marcus Barros, determinou à equipe que os novos cálculos considerem grau de utilização superior a 80% para as áreas obrigatórias de interesse ambiental (reserva legal e área de preservação permanente) ou as voluntárias (reserva particular de propriedade natural).

Nos cálculos antigos, o Ibama considerou grau de utilização zero (de menor produtividade) para as áreas de preservação permanente e de utilização limitada, quando deveria ter aplicado o grau de utilização superior a 80%.

Barros enviou ofício às entidades ligadas ao meio rural avisando da suspensão da cobrança do ADA por estar em dissonância com as normas legais. Ele ressaltou que a emissão dos boletos incorretos representou “uma postura contrária aos interesses do Ibama, cuja finalidade é preservar e conservar o meio ambiente”.

O ADA é uma taxa de vistoria ambiental cobrada pelo Ibama que avaliza os descontos do Imposto Territorial Rural (ITR). O problema com os boletos só foi detectado no início deste mês, após a data de vencimento da cobrança da taxa. Caso alguém tenha pago o valor indevido, será compensado posteriormente. A nova cobrança permitirá pagamento parcelado da taxa.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Sato)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.