Panorama
 
 
 
 

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL DÁ BÔNUS EM CUSTEIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

23/12/2005 - Os produtores que comprovaram aos bancos que mantiveram matas ciliares, reservas legais, práticas conservacionistas, projetos de integração lavoura-pecuária e rastreabilidade do rebanho dentro de suas propriedades ganharam este ano um bônus de 15% a mais no crédito de custeio agrícola.

Trata-se de uma nova variável do crédito rural que foi possível a partir de uma ação conjunta da Secretaria de Política Agrícola e da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo.

Ao apresentar o balanço das ações de 2005, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Márcio Portocarrero, disse que o ministério está trabalhando dentro de visão de sustentabilidade que ao invés de penalizar o errado, bonifica o que produtor que age corretamente do ponto de vista ambiental. “Isto acaba induzindo outras pessoas a mudar a postura”, comentou.

Portocarrero salientou a importância da questão ambiental dentro da política de governo. “Mostra que o Ministério da Agricultura tem uma preocupação com a produção sustentável e com o futuro do agronegócio”, disse.

Orgânicos - O secretário também falou sobre os avanços na área de produtos orgânicos, que ganhou uma dimensão maior em 2005. Este ano, o Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Mapa promoveu a semana de alimentos orgânicos.

A campanha aconteceu em grandes redes de supermercados localizados em 18 estados do País. “Nessa semana, foi articulado um movimento no qual conseguimos contatar 700 mil consumidores e mostrar a importância do alimento orgânico”, destacou Portocarrero.

Ele apontou que uma avaliação posterior realizada junto as essas grandes redes mostrou um aumento de 40% na demanda por produtos orgânicos em uma semana de trabalho. “Acredito que esse é o papel do ministério: fomentar esse setor, viabilizando a pequena e a grande produção e dando alternativa de melhor qualidade de vida a consumidores”.

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.