Panorama
 
 
 
 

CAIXA/RS REALIZA APRESENTAÇÃO NO CONSEMA SOBRE PROJETOS EM SILVICULTURA PARA A METADE SUL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Dezembro de 2005

19/12/2005 - O presidente da CaixaRS Fomento Econômico e Social, Dagoberto Lima Godoy, informou na sexta feira (16), durante a reunião ordinária mensal do Conselho Estadual do Meio Ambiente, que o ProFlora – Programa de Financiamento Florestal Gaúcho – já recebeu 499 cartas-consulta e aprovou 302 projetos, prevendo investimentos de R$26,5 milhões em área total de 18.415 hectares.

Segundo ele, mais 54 projetos estão em análise, alcançando cerca de 6 milhões de reais para projetos de florestamento em 3,7 mil hectares.

A apresentação da CaixaRS, entidade coordenadora do Arranjo Produtivo de Base Florestal (APB Florestal), destacou a importância para o Estado desta cadeia produtiva como apoio à redução das desigualdades regionais e atração de novos investimentos no setor.

De acordo com Dagoberto Lima Godoy, em um primeiro momento o ProFlora alcançaria 120 mil hectares, significando somente 1,7% do área total do Estado e 2,4% da área agricultável.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL – A Fepam informou que em março ou abril próximos deverá estar concluído o Zoneamento Ecológico-Econômico, instrumento necessário para a emissão de licenças ambientais para a silvicultura na Metade Sul e ainda na região dos Campos de Cima da Serra.

Segundo o diretor-presidente, Cláudio Dilda, o processo de licenciamento deve levar em conta os desafios do desenvolvimento econômico mas também as disposições legais sobre preservação do meio ambiente, inclusive solicitando, quando couber, Estudos de Impacto Ambiental – EIA/RIMA.

Presente à reunião, a promotora Silvia Capelli, do Ministério Público Estadual, registrou agradecimentos à Fepam "pela transparência no encaminhamento de informações sobre o licenciamento de projetos de florestamento" e manifestou sua "preocupação com a possibilidade de quebra de paradigmas". Ela referia-se a uma possibilidade de transferência para outro órgão da incumbência de avaliar os pedidos de licença ambiental em projetos do setor florestal. Fonte: Assecom Fepam

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.