Panorama
 
 
 
 

CENTRO DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS DO MA PRIORIZA OPERAÇÃO EM HUMBERTO DE CAMPOS

Panorama Ambiental
São Luís (MA) – Brasil
Dezembro de 2005

(22/12/05) - O Centro de Mamíferos Aquáticos da gerência do Ibama em São Luís destacou em seu relatório anual como principal operação de 2005 a viagem feita em maio deste ano ao município de Humberto de Campos em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento de Educação Ambiental (SDE/SEMA) do estado, com o objetivo de realizar levantamentos sobre o aparecimento e morte de peixes-bois nas comunidades Santa Clara, Ilha Grande e na sede do município, reuniões com a prefeitura local e a colônia de pescadores sobre questões ambientais.

O município de Humberto de Campos tem como sua principal atividade econômica a pesca, vindo logo em seguida a agricultura de subsistência. No seu litoral encontra-se a Baía de Tubarão, onde foram constatadas as maiores ocorrências de peixes-bois marinhos do Estado do Maranhão, com concentração de até 12 animais por grupo.

Os trabalhos foram iniciados no município com uma reunião na Colônia de Pescadores com a participação de José Alves dos Santos, presidente da Colônia, Luís Augusto dos Santos Almeida, secretário municipal de agricultura, um representante do Banco do Nordeste e os pescadores da região. Foi solicitada a implantação de uma torre de observação para monitoramento de peixes-bois no estuário conhecido como Baixo do Viana, que fica entre as comunidades Santa Clara e Ilha Grande, e relatada a possibilidade de um termo de parceria envolvendo CMA/Projeto Peixe-Boi, Gerência Executiva do Ibama/MA, Superintendência de Educação Ambiental/SEMA, Prefeitura Municipal de Humberto de Campos e a Colônia de Pescadores.

Em seguida a equipe do Ibama visitou a comunidade de Santa Clara, onde realizou uma reunião com os moradores abordando assuntos como o combate à pesca predatória, projetos envolvendo escola e comunidade, projetos para reaproveitamento de resíduos sólidos e destinação final adequada, criação de cooperativa de mulheres para a “cata” do caranguejo e finalmente a integração entre o órgão federal ambiental e a Colônia de Pescadores. Já na comunidade de Ilha Grande, região rica em manguezais foi realizada uma reunião com o objetivo principal de esclarecer para a população a importância da proteção e legislação ambiental sobre os peixes-boi, pois foram encontrados registros de agressão e morte a um destes animais na região.

Segundo relato do capataz da colônia, o animal foi encontrado encalhado e morto na praia, com marcas de rede e pauladas, sem unhas nas nadadeiras e ainda sangrando. Apesar de serem avisados pelo capataz que o animal é protegido por lei e que deveriam comunicar ao CMA/Ibama para sua destinação final, os pescadores terminaram de matá-lo e consumiram a carne do peixe-boi.

Concluindo seu relatório anual, o CMA/Peixe-Boi sugeriu a presença mais efetiva dos órgãos ambientais na região de Humberto de Campos; a necessidade de capacitação básica em Educação Ambiental aos professores; a assinatura de termos de cooperação entre as três esferas de poder (federal, estadual e municipal) para execução de projetos; a criação da associação ou cooperativa das marisqueiras; a implantação do Programa de “Agentes Ambientais Voluntários” por intermédio do MMA/Ibama, envolvendo pessoal da prefeitura e das comunidades pesqueiras, e finalmente a implantação da “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos” na sede municipal.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.