Panorama
 
 
 
 

CETAS DE SÃO LUÍS CONTABILIZA 651 ANIMAIS RECEBIDOS EM 2005

Panorama Ambiental
São Luís (MA) – Brasil
Dezembro de 2005

(21/12/05) - O Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) ligado à gerência do Ibama em São Luís apresentou o relatório de suas atividades no ano de 2005 contabilizando o registro de entrada de 651 animais, na sua maioria aves (348, o que representa 55,2% do total), em seguida aparecem os mamíferos (155) e os répteis (148).

Quem visita as instalações localizadas no Horto Florestal próximo à Universidade Estadual do Maranhão tem a impressão de estar em um pequeno jardim zoológico rotativo. O campeão de ocorrências é o papagaio verdadeiro, sinal de que muitas pessoas ainda vêem erroneamente a “ave verde falante” como bichinho de estimação e alimentam o tráfico de animais silvestres comprando-os em viveiros ou feiras livres.

Do total de espécimes recolhidos no CETAS, apenas 35 morreram dentro do centro em virtude de doença para a qual o instituto não tinha equipamentos e medicamentos adequados para o tratamento, acidente interno ou erro no manejo, outros 27 morreram por causa de traumas graves que provocaram o óbito antes ou pouco depois da chegada para atendimento com os veterinários do órgão.

O Núcleo de Fauna do Ibama destaca o fato de que a maioria dos animais foi encaminhada para soltura ou para criadouros credenciados. O índice de fugas caiu para 17 (apenas 2,62%), o campeão de escapadas foi o macaco-prego (quatro fugiram). A maior parte das solturas foi feita dentro do Sítio Aguahi da Merck, em São José de Ribamar, e no próprio Horto Florestal do Ibama.

Graças ao trabalho de sensibilização ambiental feito junto à população, aumentou o número de ocorrências de entregas espontâneas de animais aos técnicos do CETAS, procedência que fica atrás apenas do total de resgates feitos pelo Corpo de Bombeiros. Em seguida vêm os bichos resgatados pelo próprio CETAS. As operações de fiscalização do Ibama encaminharam ao centro 43 ocorrências de animais apreendidos, o Batalhão Ambiental entregou 31 e a Polícia Rodoviária Federal seis apreensões.

O macaco-prego e o bicho-preguiça-de-bentinho lideram o ranking de entradas de mamíferos no CETAS, com 34 e 22 exemplares respectivamente. Dentre os répteis os mais comuns são a jibóia e a jurará, com 43 e 39 recolhimentos respectivamente. Depois dos papagaios, as maiores incidências de aves são de bigodinhos, pássaros-pretos e xexéus. Entre espécies mais raras que passaram pelo CETAS/MA podem ser mencionadas a ararajuba, típica da Reserva Biológica do Gurupi (MA), a coruja-orelhuda, o jacu-preto, o falcão-peregrino, tamanduá-mirim, sagüis, um furão, uma jaguatirica, uma tartaruga-verde, duas tartarugas de couro e duas tartarugas da Amazônia. Neste mês de dezembro a incidência maior foi de aves marianinhas.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Paulo Roberto Mendes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.