Panorama
 
 
 
 

CONSELHO GESTOR DO IBAMA NO MARANHÃO DEFINE PRIORIDADES PARA 2006

Panorama Ambiental
São Luís (MA) – Brasil
Dezembro de 2005

(22/12/05) - Os membros do Conselho Gestor do Ibama no Maranhão reuniram-se nos dias 19 e 20 de dezembro com o objetivo de fazer um balanço das atividades desenvolvidas no ano de 2005 e definir as ações prioritárias para alocação de recursos em 2006. A reunião com a gerente executiva do órgão em São Luís, Marluze Pastor dos Santos, teve as presenças dos chefes dos escritórios regionais de Santa Inês, Pinheiro, Barra do Corda, Chapadinha, e da analista ambiental Maria Carolina Camargos representando o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, além dos coordenadores das divisões da Gerência I (da capital) nos núcleos de Educação Ambiental, Fiscalização, Divisão Técnica, de Administração e Finanças, Arrecadação, Jurídico e Licenciamento Ambiental.

Algumas linhas de ações prioritárias são específicas para as unidades descentralizadas, como é o caso da continuação do Projeto Rio Limpo (Barra do Corda), que envolve órgãos públicos, instituições privadas e Conselho Municipal de Meio Ambiente na cidade que é o centro geográfico do Maranhão e vem sendo desenvolvido com o objetivo de conscientizar a população ribeirinha dos rios Corda e Mearim para a preservação destes rios e recuperação de áreas degradadas. A revisão do Plano de Manejo e o ordenamento do uso público (turístico) com efetiva participação da comunidade local, incluindo o desenvolvimento da gestão participativa da unidade são as prioridades para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em 2006.

Para o Escritório Regional de Pinheiro foi definido como prioridade específica o desenvolvimento de operações de fiscalização de fauna. O Escritório Regional de Santa Inês definiu como prioridade a aquisição de um barco/escola para desenvolver ações de fiscalização e palestras em comunidades ribeirinhas dos rios Pindaré e Mearim. Na Reserva Biológica do Gurupi é essencial intensificar a fiscalização por meio do convênio com a Polícia Militar e promover a regularização fundiária, além de realizar estudos para determinar se é relevante mudar sua categoria de unidade de conservação. Foi apontada na reunião a necessidade de se realizar um levantamento de informações sobre o recém-criado Parque Nacional da Chapada das Mesas e a elaboração de projetos para utilização dos recursos no próprio Parna ou região (Carolina, Estreito e Riachão).

Uma meta importante para o ano de 2006 é elaboração de projetos visando a construção de uma nova sede para a Gerex I, no Horto Florestal. Foram definidas ainda ações prioritárias amplas, que envolvem a participação de várias ou mesmo de todas as unidades descentralizadas e setores do Ibama para se efetivarem, tais como: Programa de Educação Ambiental; Programa de Agentes Ambientais Voluntários; ações de fiscalização de redes de zangaria no litoral; ordenamento da carcinicultura (criação de camarão) no estado; defeso da piracema; criação de 17 novas Reservas Extrativistas e implementação das existentes; projeto de desenvolvimento do sistema para levantamento das reservas legais e de desmatamentos; Projeto Vizinhança com a Dicof, para fiscalização e vistorias; e Programa Agricultura Familiar, visando a formação de uma comissão para discutir questões pertinentes aos créditos rurais e projetos de desenvolvimento sustentável; e fortalecer o contato com as ATES (assistências técnicas sociais), incluindo essa perspectiva nas ações do Ibama/MA.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.