Panorama
 
 
 
 

DESMATAMENTO ENTRE JUNHO E OUTUBRO NO AMAZONAS TEM QUEDA SIGNIFICATIVA

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Dezembro de 2005

21/12/2005 - A área desmatada no Amazonas entre junho e outubro deste ano foi bem inferior (quase 68%) à registrada no mesmo período do ano passado: de 971 quilômetros quadrados caiu para cerca de 315 quilômetros quadrados. Os dados foram divulgados nessa terça-feira (20) pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável (SDS) e se baseiam em informações e imagens de satélite do Sistema Deter, idealizado para detectar o desmatamento em tempo real - e gerenciado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). "É nesses meses de seca que ocorre o pico do desmatamento. Conseguir a redução neste ano é uma vitória maior ainda", disse o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Virgílio Viana.

O governo estadual também divulgou a área desmatada no sul do Amazonas entre janeiro e novembro de 2005: aproximadamente 520 quilômetros quadrados, contra 764 no mesmo período de 2004. Os dados também têm como fonte o Inpe, mas as informações são do Programa de Monitoramento Sistemático do Deflorestamento da Amazônia (Prodes). "O Deter e o Prodes usam metodologias diferentes, não podem ser comparados. As imagens do Deter têm resolução menor, por isso seus dados são menos precisos", explicou Viana.

Para o gerente executivo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Henrique Pereira, os 244 quilômetros a menos de floresta derrubada no sul do estado em 2005 significam que a Operação Uiraçu alcançou o resultado desejado. Entre maio e novembro, 113 pessoas de 12 órgãos estaduais e federais permaneceram na região, combatendo o desmatamento e os crimes a ele associados (como a grilagem de terras).

"É importante registrar que essa vitória de toda a sociedade teve dois componentes. Por um lado, o combate ao crime. Por outro, o estímulo ao manejo florestal", destacou Viana. Um exemplo de ação positiva citado por ele foi a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos florestais não-madeireiros, concedida neste ano pelo governo estadual.

O chefe de fiscalização do Ibama, Adilson Cordeiro, lembrou que em 2005 o número de focos de calor registrados saltou para quase 4.941, contra 1.845 identificados no ano passado. Assim como o desmatamento, os focos de calor também estavam concentrados no sul do Amazonas, na fronteira com o Mato Grosso, Acre e Rondônia - por onde chegam os grileiros, pecuaristas e grandes produtores de soja. Mas o fogo não contribuiu significativamente para a destruição da floresta. "No máximo, cinco desses focos eram de alerta vermelho, ou seja, incêndios mesmo", ponderou Cordeiro. "A gente sobrevoou a região e viu que apenas em Apuí havia queimadas em florestas virgens. Nos outros municípios, elas atingiram áreas já desmatadas. Muitos eram fogos provocados pelo homem, para formação de pasto", explicou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.