Panorama
 
 
 
 

IBAMA/PI INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DO DEFESO DO CAMARÃO

Panorama Ambiental
Teresina (PI) – Brasil
Dezembro de 2005

(21/12/05) - A Gerência Executiva do Ibama no Piauí, por meio do Escritório Regional de Parnaíba está intensificando as operações de fiscalização, com o objetivo de combater a pesca predatória do camarão, pois este é o período de recrutamento e reprodução da espécie, na Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, nos Estados do Piauí e Maranhão.

“Desde o início do defeso do camarão, que é no período de 15 de outubro a 15 de fevereiro, estamos executando operações e iremos intensificá-las, especialmente nesses dias por conta das festas de final de ano. Pois, aumenta a procura pela espécie nos bares e restaurantes da cidade, por isso os pescadores se arriscam mais. Mas, estamos atentos”, ressalta o chefe do Escritório Regional de Parnaíba, Fernando Gomes.

Segundo ele, cerca de 150 quilos de camarão já foram apreendidos pela fiscalização nos seguintes portos: Tutóia (MA), Luíz Correia, Barreira do Chaval (CE) e Barreira do Pirangiba (MA). A multa é de R$ 700 logo que a embarcação é autuada com o acréscimo de R$ 10 por quilo de pescado.

Todo o pescado apreendido foi doado para as entidades; Fundação Ninho, Centro Espírita Francisco Cândido Xavier e Abrigo São José. Neste último final de semana, os fiscais lacraram uma embarcação, pois o proprietário não estava presente e pouco tempo depois o lacre havia sido rompido. “Os fiscais chegaram na embarcação sem tripulante e como não podiam simplesmente invadir o local, a lacram. Enquanto o proprietário não aparecia foram em outra embarcação, que inclusive fugiu do local e ao retornar o lacre havia sido rompido e o pescado desaparecido. O caso agora será investigado pelo pela Polícia Federal”, explica Gomes acrescentando que, paralelamente, as operações de fiscalização é feito um trabalho de conscientização e educação ambiental para mostrar que é fundamental respeitar o período não só para manutenção dos estoques, mas também para recuperar e manter a viabilidade econômica da pescaria.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Meirelane Freitas)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.