Panorama
 
 
 
 

IBAMA DO RS TRANSFERE PÁSSAROS APREENDIDOS NA OPERAÇÃO TRINCA-FERRO PARA CRIADOURO CONSERVACIONISTA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

Fiscais e analistas ambientais do Ibama do Rio Grande do Sul transportaram hoje para um criadouro conservacionista a 54 quilômetros de Porto Alegre 120 pássaros de 23 espécies, apreendidos pela Operação Trinca-Ferro. Por meio dela, o Ibama e as Polícias Militar e Federal desbarataram, no último dia 14/12, uma quadrilha de traficantes de animais silvestres que agia em cinco estados, RS, SC, PR, SP e MG, e tinha pontos de receptação e coleta na Argentina e Uruguai. Dez pessoas foram presas e cerca de mil animais foram apreendidos, a maioria deles pássaros. O repasse dos pássaros ao criadouro foi acompanhada por repórteres das televisões Bandeirantes e Sistema Brasileiro de Televisão.
Ricardo Maia
Logo que foram recolhidos, os pássaros foram encaminhados pelo Ibama ao zoológico de Sapucaia do Sul, na Grande Porto Alegre. Lá, foram examinados e tratados com complexos vitaminicos, ministrados pela coordenadora do Centro de Triagem do zôo, veterinária Maria do Carmo Boto. "Eles chegaram estressados. Mas felizmente não apresentaram parasitas. Estão bem", diz ela. Como perderam a capacidade de se readaptar ao seu ambiente natural, a partir de hoje, até morrerem, os
Ricardo Maia
pássaros permanecerão no criadouro, aos cuidados do veterinário Max Martis. Ali terão a chance de voltar a viver com seus iguais, de se reproduzir em ambiente mais próximo do natural.

De propriedade de um empresário, o criadouro possui sete funcionários, que alimentam e tratam hoje (sem contar os pássaros entregues hoje), 641 animais de 74 espécies em 57 cativeiros de seis metros por seis. A maioria é composta por pássaros, mas há também macacos, quatis, ratões do banhado, tartarugas, guaximins etc.

Antes de serem colocados nos viveiros, os pássaros ficarão em observação por quarenta dias, e ganharão anilhas, argola de identificação colocada na patinha. Entre eles, há quatro espécies em extinção: Cardeal-Amarelo, Coleiro do Brejo, Curió e Bico de Pimenta.

Criadouros - O RS possui cerca de 50 criadouros conservacionistas. Todos sem fins lucrativos, em geral situados na zona rural. Mantidos por empresários e profissionais liberais, esses criadouros recebem animais apreendidos pelo Ibama e passam a arcar integralmente com o custo de sua manutenção. "Quem pensa, acha que há algum interesse escuso por trás. Mas não. Os proprietários privados de criadouros conservacionistas recebem e cuidam dos animais por satisfação", diz o veterinário Max. Segundo ele, os animais recebem visitas dos familiares do empresário e, eventualmente, podem ser freqüentados com a finalidade de educação ambiental. Arborizado e decorado com hortênsias, o local possui viveiros hexagonais espalhados por 3 mil metros quadrados de área.

Só neste ano o Ibama do RS apreendeu 6 mil animais, a maioria pássaros e tartarugas. "O tráfico de animais silvestres, além de um problema ambiental, gera custos para o Poder Público. O Estado gasta com as operações de fiscalização, o transporte de animais, exames veterinários, como os ocorridos no zoológico de Sapucaia. É necessária logística enorme para que criminosos sejam presos, mas sobretudo dar destino digno aos animais, já que, depois do período de cativeiro, soltá-los na natureza é condená-los à morte prematura", afirmou o chefe da fiscalização do Ibama RS, Fernando Falcão.

 
 
Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)
Fotos: Ricardo Maia
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.