Panorama
 
 
 
 

INTEGRAÇÃO FLORESTA-PECUÁRIA E PROJETO QUINTAIS SÃO APRESENTADOS NO PROGRAMA PAMPA ECOLÓGICO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

19/12/2005 - A 13a. edição do Programa Pampa Ecológico que vai ao ar no dia 17 de dezembro, a partir das 13h20, na Rádio Difusora de Bagé, traz como pautas a integração floresta-pecuária, um sistema de pesquisa considerado sustentável para propriedades rurais, indicando que, tecnicamente, é possível conviver pastagem, árvores e animais e que este sistema ajuda a otimizar danos nas pastagens, principalmente, nos períodos de seca e frio intenso. O outro tema são os quintais ecológicos, que privilegiam os princípios da produção orgânica e que buscam contribuir para a segurança alimentar em áreas rurais e urbanas. Nesta edição entre os entrevistados estão: o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé, Alexandre Varella e os pesquisadores da Embrapa Clima Temperado de Pelotas, Enilton Coutinho e Fernando Costa Gomes.

O projeto de Integração floresta-pecuária é um trabalho que terá dois anos de duração, e nesta primeira etapa, são identificados quais materiais tem potencial para crescer no meio de árvores, sendo considerado o crescimento de plantas, a produção de matéria seca, o valor nutritivo e a ocorrência de doenças ou pragas entre as espécies. O experimento realiza uma análise em ambiente artificial (através de sombrites) e no ambiente real.

O projeto de quintais ecológicos busca recuperar uma tradição que se foi perdendo no tempo, representada pela presença em propriedades rurais de espécies fruteiras que complementam a alimentação ao longo do tempo. Os quintais cultivam espécies das frutíferas de pêssego, figo, laranja, amora-preta, mirtilo, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã e limão. No Rio Grande do Sul a meta é a instalação de 110 quintais ecológicos, sendo que a produção de mudas são produzidas na Embrapa, em Pelotas, e no município de Candiota, na região do Pampa.

O projeto floresta-pecuária possui uma parceria com instituições públicas e privadas, de pesquisa, ensino e extensão dos Estados de Santa Catarina e Paraná. Já o projeto de quintais ecológicos, é uma ação conjunta entre a Embrapa Clima Temperado de Pelotas e a Emater-Ascar e conta com a parceria da CGTEE e da Fundação de Apoio à Pesquisa Edmundo Gastal-FAPEG.

O Pampa Ecológico acontece sempre aos sábados. Tem 30 minutos de duração e procura atender as expectativas e dar oportunidades aos pequenos agricultores assim como, quer envolver pessoas ligadas às zonas urbanas para entender o que se passa no campo.

A produção do programa é realizada pelas assessorias de imprensa da Emater-Ascar (Bagé) e da Embrapa Pecuária Sul, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa é um produto do projeto de Disponibilização de Tecnologias Sustentáveis através de Mídia Eletrônica, com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA e do Ministério da Ciência e Tecnologia-MCT. Ainda, conta com o apoio do Serviço de Comunicação para Transferência da Embrapa Informação Tecnológica e do Centro de Apoio a Alternativas Populares-CETAP.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristiane Betemps)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.