Panorama
 
 
 
 

JARDIM BOTÂNICO, EM PARCERIA COM O FUNDO DE SOLIDARIEDADE, FORMA 18 NOVOS JARDINEIROS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

20/12/2005 - O Projeto Jardim-Escola, desenvolvido pelo Jardim Botânico de São Paulo em parceria com o Fundo de Solidariedade Social do Estado de São Paulo - FUSSESP, formou a sua terceira turma na segunda-feira (19/12), em solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes. Os 18 alunos do Curso de Jardinagem e Horticultura receberam o certificados das mãos da presidente da FUSSESP e primeira-dama do Estado, d. Lú Alckmin, do diretor do Instituto de Botânica, Luiz Mauro Barbosa, do chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, João Gabriel Bruno, e do diretor do Jardim Botânico e coordenador do projeto, Dácio Roberto Matheus.
Lygia Mara Gomes
Ivani Soares de Lima, de 35 anos, a oradora da turma, agradeceu emocionada a oportunidade de participar do curso dizendo que, a cada dia, se surpreendia e se encantava com a maneira como a natureza era tratada. No final de seu discurso homenageou a presidente do FUSSESP citando a música "Maria Maria", de Milton Nascimento e Fernando Brant, e em nome da turma ofereceu um buquê de flores a d. Lú.
Lygia Mara Gomes
A primeira-dama enfatizou que o projeto superou as suas próprias expectativas promovendo, não o assistencialismo, mas a capacitação das pessoas para gerar rendas. Os formandos, além dos certificados de conclusão do curso, receberam um "kit" com as ferramentas básicas para começar o seu trabalho.

O programa, voltado para cidadãos de baixa renda e desempregados, tem como principal objetivo a formação de mão-de-obra especializada na área de jardinagem e promover o resgate da cidadania. As aulas ocorrem das 9,30 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, totalizando 150 horas, durante seis semanas. Dividido em módulos, aborda temas como cuidados com o solo, sistemas de irrigação, técnicas de cultivo, plantio e podas, legislação ambiental, ética e cidadania, recuperação florestal, arranjos florais, jardinagem, semeadura, orçamento para prestação de serviços e cálculos de área para a implantação de um jardim, produção de mudas, manuseio de equipamentos e formação de hortas.

Para participar basta ter mais de 18 anos de idade, ser alfabetizado e residir na Região Metropolitana de São Paulo. A seleção dos participantes é feita pelo FUSSESP e o material didático é fornecido pelo Instituto de Botânica.

Diversos parceiros, tanto do setor publico, quanto da iniciativa privada, apóiam o Programa Jardim Escola. Entre eles, a Bayer do Brasil, que doou a infra-estrutura, Corneta Ferramentas, De Nadai Alimentação com Tecnologia, Fiaflora, Escola Morumbi, que doou os vales- transporte, Universidade de São Paulo, SABESP, São Paulo Alpargatas S.A. e outros.

Os inscritos recebem, como forma de incentivo, o bilhete único de ônibus e o material didático, além do almoço e lanche duas vezes por dia. O curso é ministrado por técnicos e pesquisadores do Instituto de Botânica e outros profissionais convidados, que através de aulas práticas e teóricas formam profissionais capazes de atuarem no mercado de trabalho.

Entre os formandos, as expectativas eram as mais diversas. Elaine Elizabete de Lima dos Santos de 22 anos, disse que começou o curso por que foi obrigada a parar no primeiro semestre da Faculdade de Jornalismo por não conseguir pagar a anuidade. Agora espera poder exercer uma profissão e também de cuidar de sua chácara em Minas Gerais. Benedito Elias Filho, de 42 anos, é comerciantes de plantas e faz parte de um grupo que ministra palestras sobre diversos assuntos em clínicas de recuperação para dependentes quimicos, onde espera poder repassar os conhecimentos aprendidos.

Neuza Maria de Mello, de 37 anos, pretende ajudar a comunidade onde mora que fica perto de uma mata, além de procurar emprego na área. Tiago Luis de Souza, de 18 anos, está terminando o colegial e acha que é uma nova oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, acreditando que a jardinagem é um mercado em crescimento.

 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: Lygia Mara Gomes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.