Panorama
 
 
 
 

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESTACA TRABALHO JUNTO A GESTORES DE 73 MUNICÍPIOS MARANHENSES

Panorama Ambiental
São Luís (MA) – Brasil
Dezembro de 2005

(22/12/05) - O Núcleo de Educação Ambiental da gerência do Ibama em São Luís (MA) apresentou seu relatório anual expondo as atividades executadas em 2005, seus resultados e projetos em andamento para reforço em 2006. Dentre as principais ações vale citar o Seminário Municipal de Meio Ambiente, que resultou na articulação interinstitucional com representantes de 73 prefeituras maranhenses, a fim de fortalecer o SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente) no estado; as reuniões do PRÒ-MANGUE que ainda estão em andamento, mas já resultaram nas exposições dos Projetos de Educação Ambiental em áreas de manguezal no estado, apresentando as possibilidades de parcerias entre as instituições; também as reuniões sobre a Política de Meio Ambiente e gestão de resíduos sólidos realizada no SEBRAE, discutindo as ações educativas com o setor da construção civil da capital.

O relatório destacou também a inauguração do Núcleo de Educação Ambiental do Parque do Bom Menino; a reunião com o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) para apresentar a situação do Núcleo de Fauna e propor parcerias com o NEA sugerindo capacitações com a Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal sobre animais silvestres; o I Encontro sobre as Áreas Protegidas do Maranhão e a II Conferência Municipal das Cidades.

No segundo semestre o NEA enfatizou a reunião com a relatoria de direitos humanos da ONU apresentando a situação sócio-ambiental relacionada à proposta de instalação de um Pólo Siderúrgico na Ilha de São Luís e a expansão da cultura da soja no Baixo Parnaíba; a participação na II Jornada Internacional de Políticas Públicas apresentando trabalhos sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e os impactos sócio-ambientais dos grandes projetos no Maranhão; e o lançamento da II Conferência Estadual de Meio Ambiente no Maranhão.

Encerrando as atividades do ano, destaca-se a participação na II Conferência Estadual das Cidades; nas Conferências Regionais de Timon e Barreirinhas; a oficina de Educação Ambiental nas atividades de Licenciamento de Petróleo e Gás Natural; e a composição da mesa redonda na IV Semana de Geografia da UFMA.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.