Panorama
 
 
 
 

NÚCLEO DE RECURSOS PESQUEIROS FAZ LAUDOS TÉCNICOS SOBRE A PESCA EM 19 MUNICÍPIOS

Panorama Ambiental
São Luís (MA) – Brasil
Dezembro de 2005

(21/12/05) - O Núcleo de Recursos Pesqueiros do Ibama em São Luís (MA) elencou como suas principais atividades no ano de 2005 os levantamentos de informações para laudos técnicos ambientais nas bacias hidrográficas dos Rios Parnaíba, Munim, Turiaçu, Maracaçumé, Pericumã e da região dos campos alagados da Baixada Maranhense. Além do levantamento “in loco” das espécies de peixes de água doce nessas áreas, foram feitas reuniões com pescadores e presidentes de colônias ribeirinhas para diagnosticar os problemas da atividade pesqueira nos municípios de Icatu, Axixá, Morros, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Presidente Vargas, Nina Rodrigues, Araioses, Brejo, Buriti de Inácia Vaz, Turilândia, Nova Olinda do Maranhão, Araguanã, Pedro do Rosário, Maracaçumé, Bequimão, Palmeirândia, Cururupu e São João Batista.

Outro projeto relevante do núcleo a ser continuado em 2006 é o Programa de Estatística Pesqueira, que engloba o cadastramento de embarcações e o monitoramento da produção de pescado em todo o estado. Foram levantados este ano os dados sobre embarcações de pesca e pesagem extraída e comercializada em 26 municípios do litoral do Maranhão. A pretensão é coletar até 2007 dados de toda a costa marítima do estado, a segunda mais extensa do Brasil depois da Bahia. Nos períodos de defeso de pesca entre os meses de janeiro e março, técnicos do Maranhão, do Piauí e de outros estados do nordeste se reuniram para analisar como foi a proteção à piracema (época de reprodução dos peixes) nos Rios Parnaíba, Tocantins e Gurupi. A ordenação da cata do caranguejo e a análise da portaria de defeso da lagosta foram outras preocupações tratadas em capacitações realizadas em Tamandaré (PE) e em Belém (PA).

O Núcleo analisou 12 processos de autos de infração relacionados à pesca predatória, 33 documentos diversos relacionados à atividade pesqueira e emitiu parecer sobre a construção do trapiche do Porto Grande. O ponto alto em termo de eventos foi a Conferência de Pesca e Aqüicultura para tratar da normatização com relação a defesos, seguro-desemprego e outras preocupações do setor produtivo.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Paulo Roberto Mendes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.