Panorama
 
 
 
 

PEIXE-BOI ASTRO É FERIDO PELA QUARTA VEZ POR EMBARCAÇÃO A MOTOR

Panorama Ambiental
Recife (PE) – Brasil
Dezembro de 2005

(22/12/05) - O peixe-boi marinho (Trichechus manatus) Astro, primeiro a ser reintroduzido em ambiente natural pelo Projeto Peixe-Boi, em 1994, foi ferido pela segunda vez esse ano. Pelo formato do atual ferimento – que mede cerca de 12cm – acredita-se que foi ocasionado pelo atropelamento do animal pela hélice de uma embarcação a motor. Em 2000 e 2001, o animal também foi ferido por embarcações motorizadas.

O Projeto Mamíferos Marinhos – Sergipe, instituição integrante da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (Remane), está responsável pelo atendimento ao animal. O médico-veterinário Ernesto Foppel, que realizou atendimento em Astro no último dia 15, informou que o ferimento não atingiu a musculatura. “Por esse motivo, foi feito apenas um tratamento tópico no animal e a parte atingida já está em processo de cicatrização”, adianta.

Segundo Jadiel Brito, monitor do Projeto Peixe-Boi em Sergipe, Astro não apresentou mudança de comportamento. O coordenador do Projeto Mamíferos Marinhos – Sergipe, Adolfo Hubner, que também está acompanhando Astro, afirmou que a principal área de permanência do animal tem sido o estuário do rio Vaza-Barris, no litoral sul sergipano, e que nesta época do ano o peixe-boi apresenta um deslocamento para a praia do Saco e áreas vizinhas. A praia fica no extremo sul de Sergipe na divisa com a Bahia e possui infra-estrutura completa com hotel, pousadas e bares à beira mar e grande tráfego de embarcações turísticas.

Reincidente – Em meados de fevereiro desse ano, o animal foi ferido pela hélice de uma embarcação turística. Na época, o animal foi examinado e medicado pelo veterinário da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) João Carlos Borges. De acordo com Borges, o corte foi no dorso (costas) de Astro e media cerca de 70 cm, chegando, algumas vezes a três centímetros de profundidade, o tamanho de uma tampa de caneta. A FMA executa em co-gestão com o Centro Mamíferos Aquáticos/Ibama o Projeto Peixe-Boi, que tem desde 1997 o patrocínio da Petrobras.

Na Flórida, Estados Unidos, onde ocorre uma subespécie do peixe-boi marinho (Trichechus manatus latirostris), o atropelamento dos animais pelas embarcações motorizadas é uma das principais causas de mortalidade. Segundo dados do Sirenia Project, os óbitos ocorrem muito mais pelos traumas do impacto do que pelos cortes. Existe um banco de dados com mais de dois mil animais identificados pelas cicatrizes e mutilações das nadadeiras e cauda.

Distribuição no Brasil – O peixe-boi marinho está extinto do litoral do Espírito Santo, Bahia, Sergipe e parte do litoral de Pernambuco. No entanto, a permanência de Astro há cerca de sete anos na costa sergipana é um indício que a região abriga as condições adequadas para a permanência e o repovoamento desses animais.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luís Boaventura)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.