Panorama
 
 
 
 

PESQUISADORES E PRODUTORES DISCUTEM USO E MANEJO DAS ÁREAS DE RECARGA DO AQÜÍFERO GUARANI

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

19/12/2005 - Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representantes das Faculdades Integradas Municipal de Ensino Superior de Mineiros (Fimes) e da Agência Rural de Goiás, reuniram-se, em 7 de dezembro de 2005, em Mineiros, para avaliar os resultados do projeto "Manejo agroecológico das áreas de recarga do aqüífero Guarani na região das nascentes do rio Araguaia”.

O projeto contempla uma proposta de ocupação e uso racional e equilibrado das áreas de “recarga direta” do aqüífero Guarani na região das nascentes do rio Araguaia em Goiás e Mato Grosso, explica o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Marco Gomes. E também uma avaliação anual com análise crítica dos resultados obtidos.

Gomes explica que tal procedimento tem por objetivo verificar o cumprimento de metas e redirecionar, quando necessárias, ações para que esse cumprimento se dê de forma satisfatória.

Para Gomes, os resultados da reunião mostram a necessidade de disponibilização de informações, ainda que preliminares, em forma de cartilhas e folhetos aos proprietários rurais, de ações contínuas de sensibilização dos proprietários rurais em relação à fragilidade (vulnerabilidade) de suas terras quanto aos riscos de erosão e de contaminação do lençol freático e a importância da atuação integrada entre os parceiros do projeto na região para o levantamento de informações em campo referentes ao perfil socioeconômico dos produtores localizados na área objeto de estudo.

Na seqüência, aconteceu, em 9 de dezembro, o dia-de-campo “Boas práticas agrícolas para a região das nascentes do rio Araguaia: controle de processos erosivos e aplicação otimizada de defensivos agrícolas”. Este evento, realizado em duas propriedades rurais de Mineiros (Fazendas Santa Bárbara e São Pedro) contou com a presença de 124 produtores rurais. Na Fazenda Santa Bárbara foram observadas técnicas de aplicação terrestre e aérea de defensivos, com demonstrações de como aproveitar o produto da melhor maneira possível, sem deixar restos nos tanques de pulverização.

Na Fazenda São Pedro foram feitas demonstrações de como recuperar áreas degradadas por processos erosivos, com exposição de trabalhos de represamento de água de voçorocas com o uso de barragens; explanação sobre procedimentos de revegetação de taludes e encostas submetidas à erosão; uso e adoção de drenos internos em voçorocas e manejo adequado de pastagens como meio de prevenção aos processos erosivos.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristina Tordin)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.