Panorama
 
 
 
 

PRESIDENTE DO BANCO MUNDIAL VISITA PROJETOS COMUNITÁRIOS NA FLORESTA NACIONAL DOS TAPAJÓS

Panorama Ambiental
Santarém (PA) – Brasil
Dezembro de 2005

(19/12/05)- No último sábado (17/12) a comunidade de Maguari, na Floresta Nacional dos Tapajós, recebeu a visita de Paul Wolfowitz, presidente do Banco Mundial, um dos financiadores de projetos comunitários fomentados pelo Promanejo/Ibama na Unidade de Conservação. Segundo Wolfowitz, "o mundo inteiro vê a Amazônia como um grande tesouro", reforçando a necessidade de conservar o meio ambiente e de melhorar a qualidade de vida da população da região amazônica.

Guiado pelo comunitário Arimar Feitosa Rodrigues, integrante da COOMFLONA Tapajós Verde, o presidente do Banco Mundial participou do processo de fabricação do couro ecológico, do corte da seringa aos produtos acabados, dos quais levou algumas peças. Wolfowitz conheceu também os móveis das Oficinas Caboclas, entre outros projetos, mostrando contentamento ao saber como os mesmos estão influenciando a vida dos comunitários.

Ao falar para os comunitários, Paul Wolfowitz comentou a rápida conversa que teve com a senhora Maria das Dores Dias, moradora mais antiga da comunidade de São Domingos, na qual perguntou a ela se a vida na comunidade era melhor no passado ou hoje, dizendo que viu "nos olhos dela que achava a vida melhor no passado" e continuou, declarando que "há muita gente que quer ajudar a população da Amazônia, para que daqui a 50 anos as pessoas daqui não tenham tanta saudade do passado."

O Diretor de Florestas do Ibama, Antônio Carlos Hummel, e a chefe da Flona Tapajós, Giovanna Palazzi, ressaltaram a importância da gestão participativa tanto no processo de resolução dos conflitos entre o uso dos recursos naturais e a sua conservação, como no sucesso dos projetos das comunidades, em parceria com o Ibama, responsável pela Unidade de Conservação, buscando o seu uso sustentável. Hummel presenteou Wolfowitz, em nome do Ibama, com um Atlas de Conservação da Natureza Brasileira.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Christian Dietrich)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.