Panorama
 
 
 
 

PROJETO DE MANEJO COMUNITÁRIO TRIPLICA O PREÇO DO CAMARÃO PAGO AO PEQUENO PRODUTOR NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Dezembro de 2005

24/12/2005 - Um projeto de manejo comunitário do camarão iniciado com 30 famílias da Ilha das Cinzas, em Gurupá (PA), aumentou a renda média mensal delas de meio para 1,2 salário mínimo. Cada família pescou, beneficiou e vendeu cerca de 1,32 tonelada de camarão de água doce em 2005, com tamanho médio de nove centímetros por animal. O preço obtido por essas famílias pelo quilo do camarão aumentou de R$ 0,80 em 2000 para R$ 3,00 neste ano.

"Tirar os camarões menores e vender os maiores. Esse é o segredo do sucesso", disse o técnico da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), Carlos Augusto Ramos, em entrevista ao quadro Meio Ambiente, que todas as sextas-feiras é veiculado no programa Ponto de Encontro , da Rádio Nacional da Amazônia .

A iniciativa ganhou o prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil. Ela se baseia em um procedimento desenvolvido pelos comunitários: os camarões são pescados por meio de armadilhas conhecidas como matapis, gaiolas cilíndricas feitas de tala de juruti (palmeira local). Depois da despesca, eles ficam em um viveiro – uma caixa de madeira colocada dentro do rio, com espaços que possibilitam a saída dos camarões menores. O tempo máximo que os camarões podem ficar nos viveiros é de oito dias, porque depois disso eles trocam a casca e se comem uns aos outros. Por fim, o camarão é beneficiado: sem cabeça nem casca, ele é cozido durante cerca de 20 minutos em água com sal.

A experiência-piloto foi iniciada em 1997 pela Fase-Gurupá. Em 2002, recebeu apoio do Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (ProVárzea/Ibama) - um subprograma do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e financiado com verba da cooperação internacional. Neste ano, o ProVárzea/Ibama lançou uma cartilha que conta de forma didática, com ilustrações, a história do projeto e ensina como o manejo de camarão pode ser realizado.

A iniciativa está sendo expandida para outras 120 famílias que vivem em sete comunidades de Gurupá. Associações de Abaetetuba, Igarapé-Mirim e Cametá, no baixo rio Tocantins, também no Pará, já demonstraram interesse nela.

A Amazônia possui 23 espécies de camarões de água doce, sendo três as mais exploradas comercialmente. A poluição, a pesca predatória e a destruição das áreas de reprodução (manguezais) vêm diminuindo a quantidade e o tamanho dos camarões da região. Isso é preocupante para quem vive da pesca deles e para o equilíbrio do ecossistema, porque os camarões são considerados os "lixeiros da natureza" (alimentam-se de restos de animais e vegetais). "O manejo de camarões parte de uma idéia bem simples: mais vale capturar um camarão grande do que um punhado de camarões pequenos. Para isso é preciso deixar a ganância de lado e pensar no rio como um grande viveiro, onde nascem e crescem camarões todos os dias", ensina a cartilha do ProVárzea/Ibama.

As famílias que participam do projeto também recebem estímulo à comercialização conjunta, por meio de cooperativa, orientações de como controlar os recursos financeiros e aulas de educação ambiental.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.