Panorama
 
 
 
 

I ENCONTRO DE SECRETÁRIOS DO MEIO AMBIENTE DO PARANÁ TERMINA COM SALDO POSITIVO

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Dezembro de 2005

20/12/2005 - “Extremamente produtivo”. Esta foi a descrição que o secretário municipal do Meio Ambiente de Cornélio Procópio, Makoto Miyamoto Junior, fez do I Encontro dos Secretários Municipais do Meio Ambiente do Paraná. Assim como Makoto, mais de 200 gestores ambientais retornaram nesta sexta-feira (16) a seus municípios com novas de idéias a serem aplicadas às suas realidades.

Uma pesquisa realizada entre os participantes apontou a troca de experiências e incentivo a parcerias com o governo do Estado como os melhores resultados do evento.

O secretário do Meio Ambiente de Cornélio Procópio ainda destacou que a atual gestão do governo estadual está mais acessível aos municípios do que outras administrações. Segundo ele, a realização deste encontro é uma demonstração do interesse e da transparência do Governo do Estado no trato com os municípios. “Encontros como este nos fazem caminhar para um futuro muito promissor e o Estado do Paraná também. A coleta seletiva de lixo em Cornélio, por exemplo, deverá ser implantada com as orientações e parcerias que garantimos aqui”, disse Makoto.

O secretário de Turismo e Meio Ambiente do município Rio Bonito do Iguaçu, José Ferreira Sobrinho, também apontou os pontos positivos desta capacitação dos gestores municipais. “O evento foi pontapé inicial para aprofundar as discussões ambientais nos municípios - que, com certeza, irão fortalecer as ações desenvolvidas pelo governo paranaense”, disse José Ferreira.

Durante o evento, uma mostra dos programas desenvolvidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos apresentou as principais ações para preservação e conservação dos recursos naturais. Técnicos da Secretaria e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) atendiam os participantes com informações personalizadas que consideravam as necessidades e desafios de cada localidade.

Além da mostra, palestras e debates foram promovidos abordando temas como conservação da biodiversidade, reserva legal, conservação das matas ciliares e os corredores de biodiversidade.

Na área de recursos hídricos, os participantes receberam informações sobre o sistema estadual de gerenciamento de recursos hídricos, outorga, implantação da cobrança pelo uso da água e planos de bacia hidrográfica.

Outro tema de interesse apresentado aos municípios foi a disposição dos resíduos sólidos. Nesta área, os gestores foram orientados sobre legislação e construção de aterros sanitários. Parceiros do programa Desperdício Zero, como o diretor de Meio Ambiente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, Jaime Cynamon, também participaram do evento.

Os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente também apresentaram alternativas e oportunidades no âmbito nacional para financiamentos de ações ambientais como, por exemplo, recursos do ICMS ecológico.

O evento ainda antecipou as discussões e reuniu sugestões para serem levadas a 8a Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8) e 3a Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP3), que acontecerá no Paraná no próximo ano.

Ao final do encontro, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, anunciou que todas as palestras apresentadas no evento serão reunidas em um DVD que será distribuído para cada município.

Os gestores ambientais também receberão, no próximo ano, um manual de orientação ambiental desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em parceria com Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Ibama, Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público e Batalhão da Polícia Florestal. “Este manual é importante, necessário, útil e urgente para o cumprimento efetivo da legislação ambiental”, disse o promotor de Meio Ambiente do Paraná, Saint Claire Honorato Santos.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.