Panorama
 
 
 
 

A SOBERANIA DO CONSUMIDOR

Panorama Ambiental
Macapá (AP) – Brasil
Dezembro de 2005

O consumidor é o componente mais importante da cadeia do agronegócio. O que produzir, antes de configurar uma decisão do produtor, considera agora, primordialmente, os anseios do consumo. Em última instância, é o mercado quem vai dizer o que, quanto, e de que maneira deve ser cultivado o alimento. Logo, a ênfase é atribuída não apenas ao sistema de produção, mas simultânea e principalmente, aos circuitos comerciais.

A intensificação da concorrência proporcionada pela abertura comercial, induziu a redefinição de estratégias dos produtores através de ajustes organizacionais e tecnológicos nos sistemas produtivos. Por exemplo, o monitoramento das etapas da produção e o atendimento às exigências qualitativas da demanda. Além do mais, os produtos agrícolas estão sujeitos a severas medidas fitossanitárias. O motivo alegado pelos importadores é evitar a introdução de “pragas exóticas” dos países tropicais. Portanto, a delimitação de zonas produtoras livres de pragas e doenças é um imperativo para viabilizar as exportações brasileiras.

Para os produtores, a possibilidade de colocação do produto em períodos em que os mercados concorrentes se encontram com ofertas reduzidas ou nulas, as “janelas de exportação”, tem como resultante preços compensadores. Vale lembrar o potencial da Região Norte, através da produção do açaí e cupuaçu, com aceitação nos mercados nacional e externo. Na inserção econômica nos mercados globalizados, a questão ambiental relacionada com a produção torna-se decisiva como forma de atingir novos elos de consumo. O cultivo livre de agrotóxicos se apresenta como crítica aos preceitos da Revolução Verde, baseada no uso intensivo da mecanização e fertilizantes industriais. Neste aspecto, a Embrapa Amapá vem priorizando estudos e pesquisas dos arranjos produtivos locais, com foco nas novas demandas do mercado agrícola.

A natureza passa a ser encarada como um bem econômico, baseada na evidência de que os recursos naturais são finitos e não renováveis. Os importadores valorizam a adoção de práticas agrícolas menos agressivas ao ambiente em atendimento à demanda de alimentos livres de resíduos tóxicos. O consumidor atento à preservação da saúde e com elevado poder aquisitivo opta por pagar mais pela aquisição de produtos sem aditivos químicos. Assim, os produtos orgânicos obtêm preços diferenciados em função da seletividade dos mercados. No entanto, torna-se necessária a fiscalização na aplicação de critérios e normas estabelecidas por instituições credenciadas, atestando a idoneidade e comprovação da origem dos produtos. Por parte da esfera pública, cabe a tomada de decisões que favoreçam o meio ambiente. Priorizando assim, um processo de valorização do patrimônio natural, em atenção à preservação da biodiversidade e aplicação dos princípios ecológicos nos sistemas produtivos.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Joana D’arc/Milza Barreto)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.