Panorama
 
 
 
 

CAMPANHA ALERTA SOBRE DESTINAÇÃO DE LIXO NO LITORAL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Dezembro de 2005

20/12/2005 - O programa Desperdício Zero, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, apresentou nesta quinta-feira (15), durante o I Encontro dos Secretários Municipais do Meio Ambiente do Paraná, a nova campanha de conscientização elaborada especialmente para o litoral do Estado. A campanha Espécies Perigosas mostra animais marinhos criados a partir de resíduos que são encontrados espalhados pelas praias no verão, como garrafas, bitucas de cigarro e sacolas plásticas.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, o material usa o lúdico para chamar a atenção dos turistas e sensibilizá-los quanto à destinação correta destes produtos. “É uma maneira divertida e eficiente de despertar o interesse da sociedade para este grande problema ambiental que é a destinação inadequada de resíduos”, destacou o secretário.

As garrafas PET foram transformadas no tubarão da espécie ‘garrafus plastikus’, as bitucas de cigarros em ‘lula bitucas ’e as sacolas plásticas em águas-vivas da espécie ‘sacus delixus’. A campanha começará a ser divulgada nas próximas semanas e posteriormente será adaptada para a realidade de cada região paranaense.

Aterros – O programa Desperdício Zero também apresentou informações para que os municípios avancem na implantação dos aterros sanitários. Um dos pontos que se destacou foi a possibilidade de consórcio, em que mais de um município construa o mesmo depósito de lixo, adequado ambientalmente. “Está cada vez mais comum juntarmos três ou quatro cidades e fazermos um aterro só”, disse Cheida.

Em 2003, quando a atual gestão assumiu o governo, o Paraná possuía aterros sanitários em 176 municípios. Atualmente 252 localidades já possuem a estrutura adequada para receber os resíduos. Outros 14 lixões são considerados ‘controlados’ pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), por apresentar mínimo impacto ambiental e visual. Restam ainda 133 municípios a serem regularizados.

A eliminação de lixões a céu aberto é uma das metas do programa Desperdício Zero, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente. Segundo o secretário, ela será plenamente alcançada até o final de 2006. O programa também tem como objetivo a redução em 30% do volume de lixo gerado diariamente no Estado.

Ainda durante a apresentação do programa, o diretor de Meio Ambiente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Jaime Cynamon, entregou ao secretário Cheida um exemplar da revista de circulação nacional editada pela associação. Na publicação, o Paraná é citado como referência nacional – por causa da campanha educativa que o Estado desenvolve, alertando quanto aos riscos à natureza e à saúde provocados pelo uso de pilhas e baterias falsificadas. O Paraná é o primeiro estado brasileiro a criar uma campanha como esta. Segundo Cynamom, a campanha paranaense também é a única iniciativa do gênero em todo o país.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.