Panorama
 
 
 
 

EM 2006, INDÍGENAS DE 90 ETNIAS DEVEM TER 400 NOVAS ESCOLAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

27/12/2005 – A população indígena terá cerca de 400 novas escolas, segundo informa o Ministério da Educação (MEC). Ele repassará a estados e municípios quase R$ 20 milhões para construção das unidades. Serão atendidos 90 povos, sendo que a expectativa é abrir 15 mil vagas. Atualmente, a educação indígena conta com aproximadamente 165 mil alunos distribuídos em 2.332 escolas.

As escolas indígenas são diferentes das tradicionais, pois os estudantes aprendem também sobre a cultura de sua comunidade. O diretor de Educação para Diversidade e Cidadania do Ministério da Educação (MEC), Armênio Bello Schimidt, explicou que as aulas podem ser dadas em mais de uma língua e tratam de questões específicas, como plantio, colheita, artesanato e pesca.

"As escolas indígenas têm muito do conteúdo dos não-indígenas, mas trabalham muita a sua especificidade. O seu trabalho, os seus costumes, os seus hábitos, as suas tradições, a sua música. Ela trabalha muito com as demandas que cada comunidade indígena tem", explicou.

Segundo ele, é importante que as escolas estejam dentro das aldeias como forma de resgatar a cultura do local. "A intenção das escolas ser dentro das aldeias é para manutenção dos indígenas dentro da sua comunidade", afirmou.

No entanto, o diretor ressaltou que ainda há pouca vaga para Ensino Médio. De acordo com ele, cerca de 85% das escolas são apenas até a 4ª série. A maioria dos alunos, em torno de 120 mil, está na educação infantil ou em turmas de 1ª a 4ª séries.

Da 5ª à 8ª série há 25 mil estudantes e, no ensino médio, aproximadamente 4,8 mil. "O desafio é os governos estaduais, governo federal e alguns municípios trabalharem para que se consigam construir novas escolas e ampliar o atendimento para o ensino fundamental completo, que é uma grande demanda", destacou.

Para construção das escolas, os municípios e estados tiveram que enviar projeto ao Ministério da Educação. Schimidt disse que a demanda foi grande. Segundo ele, foram solicitados R$ 66 milhões e, para algumas propostas, o ministério fez uma adequação de valores. Além da construção, o MEC vai repassar dinheiro também para aquisição de equipamentos, como carteiras, quadro e armário.

O diretor de Educação para Diversidade e Cidadania do Ministério da Educação ressaltou ainda a importância da formação dos professores. De acordo com ele, 86% dos professores das escolas indígenas são índios. Em 2006, 1.350 farão licenciatura. Mas a necessidade é maior, segundo Schimidt. Hoje existem 4 mil docentes indígenas em condições e com intenção de fazer licenciatura.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Luciana Vasconcelos

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.