Panorama
 
 
 
 

GOVERNADOR INAUGURA POSTO DA POLÍCIA FLORESTAL EM TUNAS DO PARANÁ

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Dezembro de 2005

20/12/2005 - O governador Roberto Requião inaugurou o Posto da Polícia Florestal, de Tunas do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba, na tarde desta quinta-feira (16). A região compreende uma grande área de preservação ambiental e não tinha posto de fiscalização próximo. “Tenho muita satisfação em inaugurar o sexto posto da Polícia Florestal. O município sempre terá apoio do governo em ações que contribuam apara a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes”, disse o governador.

Com o novo posto, a Polícia Florestal estenderá seus serviços para regiões ambientais de seis municípios. Além de Tunas do Paraná, Bocaiúva do Sul, Rio Branco do Sul, Cerro Azul, Itaperuçu e Adrianópolis. Requião cobrou mais rigor na fiscalização com relação a queimadas, ao comandante do Batalhão de Polícia Florestal, tenente-coronel Carlos Alexandre Scheremeta.

De acordo com o coronel, a presença policial inibirá a ação de caçadores que até então aproveitavam para cometer crimes ambientais, além de evitar a devastação das árvores na região. “Existe muitas espécies de árvores e animais nessa região e queremos manter os criminosos distantes daqui. O Parque das Lauráceas fica muito próximo daqui e vamos fiscalizá-lo também”, explicou.

A prefeita Nalinez Zanon destacou preocupação que o governo estadual tem demonstrado com o Vale do Ribeira. “Este posto vai nos auxiliar na preservação do meio ambiente”, afirmou. Ela completou que a região tem como fonte econômica a exploração da madeira. “E isso tem que ser feito de forma responsável e com fiscalização”, completou.

Mata Atlântica – Ao todo, quinze policiais florestais, treinados especialmente, se revezarão em escalas planejadas, com o auxílio de uma viatura e duas motos. Um barco será cedido aos policiais do posto nos próximos dias. Também estão sendo investidos recursos em informática para todos os postos da Polícia Florestal e em treinamento dos policiais e técnicos do Instituto Ambiental do Paraná, que formam a Força Verde, criada por Requião.

O posto é resultado de um convênio entre o Programa Proteção da Floresta Atlântica do Paraná – Pró-Atlântica e o KfW Bankengruppe, que é o agente do governo alemão para as operações de cooperação financeira entre a Alemanha e os países em desenvolvimento. “O programa tem atuado de forma efetiva no governo Requião em seus três pilares básicos: fiscalização, mapeamento e formação de unidades de conservação”, disse Paulo de Tarso Lara Pires, coordenador do programa pela Secretaria do Meio Ambiente.

De acordo com o coordenador, até março, deve estar concluída a recuperação do Caminho Histórico do Itupava e da marina de Guaratuba.

Participaram da inauguração o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, o coronel José Paulo Betes, chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, representando o coronel David Antônio Pancoti, comandante geral da PM, o deputado Alexandre Curi, e a diretora geral da Secretaria do Meio Ambiente, Deise Malaguido Ponich, representando o secretário Luiz Eduardo Cheida.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.