Panorama
 
 
 
 

MEIO AMBIENTE REFORÇA ATIVIDADES NO LITORAL DURANTE OPERAÇÃO VERÃO

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Dezembro de 2005

20/12/2005 - A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e suas autarquias – Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) irão reforçar as atividades de fiscalização, coleta de lixo e preservação ambiental durante a temporada de verão 2005/2006, no litoral do Paraná entre os dias 15 de dezembro a seis de março, que incluirá ainda atividades culturais.

O Programa Desperdício Zero, que tem como meta a redução em 30% do volume de lixo produzido no Paraná, elaborou uma campanha de conscientização especialmente para o litoral do estado. A campanha “Espécies Perigosas” mostra animais marinhos criados a partir de resíduos que são encontrados espalhados pelas praias no verão, como garrafas, bitucas de cigarro e sacolas plásticas.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, o material usa o lúdico para chamar a atenção dos turistas e sensibilizá-los quanto à destinação correta destes produtos. “É uma maneira divertida e eficiente de despertar o interesse da sociedade para este grande problema ambiental que é a destinação inadequada de resíduos”, disse o secretário.

Juntamente com a campanha, será estimulada a reciclagem do lixo domiciliar e ainda distribuição de ‘sacolinhas’ de cores diferentes (um tipo de sacola para orgânico e outro para recicláveis) em todas as praias do litoral. Essa ação terá apoio dos moradores do litoral em parceria com alunos da Universidade Federal do Litoral garantindo a continuidade das ações no decorrer do ano que vem.

Os catadores de lixo serão recadastrados para elaboração de atividades de inserção social junto a comunidade. No último ano, o IAP cadastrou 80 catadores no litoral.

O Conselho do Litoral desenvolve atividades em tempo integral juntamente com as prefeituras do litoral. A equipe técnica do Conselho orientará os municípios, por exemplo, quanto à elaboração de planos diretores e ações para evitar a ocupação irregular. Um projeto de monitoramento da qualidade da água consumida na Ilha do Mel também está sendo coordenado pelo Conselho.

Balneabilidade – Este ano, o IAP irá inovar ao divulgar o resultado da qualidade da água no litoral duas vezes por semana. Os 36 pontos monitorados contarão com equipes de técnicos do Instituto e barracas nas cores azul e vermelho, indicando qualidade da água própria e imprópria para banho.

Operação Sossego – O IAP fará o monitoramento diário do nível de poluição sonora em todos os balneários do litoral.

Durante o dia o limite é de até 70 decibéis, de acordo com a resolução número 01 do Conama, que indica a utilização da Norma Brasileira de Regulamentação (NBR) 10.151 de “acomodação acústica” para residências localizadas próximos a estabelecimentos que apresentem problemas de ruído.

Três equipes de técnicos do IAP irão trabalhar das 21 às 4 horas da madrugada com o decibelímetro, aparelho utilizado para medir altura do som. Durante a primeira fase do trabalho serão feitas orientações a todos os estabelecimentos localizados entre Guaratuba e Pontal do Sul.

“Este é um trabalho essencial para garantir o sossego dos turistas que vão ao litoral do Paraná para descansar durante as férias”, declarou presidente do IAP Rasca Rodrigues. Ele afirma que o IAP fez a medição preliminar orientando os proprietários dos estabelecimentos sobre os valores de multas e o que fala a lei com relação ao som alto.

Fiscalização - O IAP manterá ainda uma equipe em tempo integral, juntamente com a Polícia Florestal, para reforçar a fiscalização ambiental e degradação de áreas protegidas. A Força Verde também fará fiscalizações em mar aberto para coibir a pesca predatória.

Lazer - O Cinema na Areia volta nesta temporada com a exibição de filmes envolvendo a temática ambiental e peças teatrais em Guaratuba, Caiobá, Matinhos e Pontal do Paraná. A programação ainda está sendo finalizada e será divulgada durante todo o verão.

Ilha do Mel - O controle do acesso de turistas na Ilha do Mel será realizado pelo IAP novamente nesta temporada. O limite de visitantes é de 500 pessoas por dia. A entrada de animais domésticos na Ilha é proibida e será monitorada.

Atividades de educação ambiental serão desenvolvidas para sensibilizar a população local e visitantes visando o desenvolvimento de conduta condizente com o ambiente natural e, principalmente, quanto a destinação correta do lixo. Um posto de informações foi montado pelo IAP para orientar os turistas.

Suderhsa – A Superintendência de Recursos hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) ficará responsável pelas atividades relacionadas à coleta seletiva de lixo no litoral, que será feita em Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel.

Além disso, já estão sendo iniciadas as obras para limpeza e desassoreamento de rios e canais em Matinhos, Pontal e Morretes. Essas ações reduzem o risco de enchentes, ocasionadas por grande volume de chuvas.

A Suderhsa está coordenando ainda as obras de construção do aterro sanitário de Antonina e Morretes, além da ampliação do aterro de Pontal do Paraná que fica sobrecarregado durante a temporada por receber o lixo produzido em Matinhos.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.