Panorama
 
 
 
 

SERVIDORES DEBATEM COP 8 EM CURITIBA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

(28/11/2005) – Na última “Quinta Ambiental”, o gerente para Conservação da Diversidade Biológica do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Ferreira de Souza Dias, trouxe a servidores e convidados informações sobre os dois eventos internacionais que ocorrerão em Curitiba no próximo ano. A Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, a MOP 3, está marcada para o período de 13 a 17 de março. Três dias depois, inicia-se a 8a Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Biodiversidade Biológica (COP 8) que se estenderá até 31 de março, também em Curitiba.

Os dois eventos serão momentos cruciais para que o País posicione a sua agenda de interesses nas questões de meio ambiente, avaliou Dias. O Ministério do Meio Ambiente defende que o governo brasileiro leve para as reuniões uma posição mais progressista sobre a rotulagem e definição de regras relativas a danos pelo uso de produtos geneticamente modificados. A proposta está em discussão com os ministérios da Agricultura e de Relações Exteriores.

Dentre os temas, estará em debate também a maior transversalidade do tema biodiversidade nas diferentes esferas de governo e da sociedade civil. Outro, de igual importância, será a maior divulgação internacional das experiências bem sucedidas no Brasil e na América Latina e Caribe de gestão da biodiversidade, muitas delas únicas no mundo.

Desses dois encontros, que terão participação de representantes de diversos países do mundo, saírão deliberações importantes em inúmeras áreas, como “Diversidade biológica de terras áridas e sub-úmidas”, o que inclui do Brasil, discussões acerca dos biomas Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa.

Histórico breve – Esses dois eventos são desdobramentos da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), que é fruto da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – CNUMAD, realizada no RJ em 1992. A CDB foi ratificada por 188 países e é o principal fórum mundial de definição dos marcos legal e político sobre biodiversidade.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Tavares)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.