Panorama
 
 
 
 

SOCIEDADE PODE AJUDAR NA NEGOCIAÇÃO DO NOVO SATÉLITE SINO-BRASILEIRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

(28/11/2005) – Um dos coordenadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Epiphanio, pediu que entidades como o Ibama, usuárias de imagens de satélites, divulguem a importância do satélite sino-brasileiro CBERS 2 para o desenvolvimento de suas atividades. A manifestação dessas instituições é fundamental para a continuação de programas espaciais, ressaltou Epiphanio, em sua palestra a servidores do Ibama durante o evento “Quintas Ambientais” .

O coordenador de Aplicações CBERS no INPE explicou que este satélite tem vida curta: em média, dois anos. O CBERS 2, que a cada cinco dias capta cenas da Amazônia permitindo monitorar desmatamentos, já opera com precariedade. O outro satélite, o Landsat, também usado para acompanhar cortes rasos na floresta está há 21 anos no espaço. O governo brasileiro negocia o lançamento do CBERS-3. Mas ainda não há a garantia de que este satélite entre em órbita em 2007, daí o apelo de Epiphanio para que as mais de 1.500 instituições cadastradas – entre elas, entidades públicas, privadas e ONGs - falem sobre os múltiplos usos das imagens.

Ao longo de dois anos, o CBERS-2, por exemplo, já trouxe inúmeros benefícios para o Brasil. Esse programa é fruto de uma parceira entre Brasil e China e envolveu, além do investimento na construção do satélite, capacitação tecnológica, entre outros. “O CBERS hoje é muito mais importante para o Brasil, do que até mesmo para a China, pois grande tem sido a utilização dos dados para inúmeras atividades, como sensoriamento e monitoramento, pesquisa, entre outros”, destacou o coordenador.

Atualmente, qualquer pessoa interessada em coletar dados de áreas via satélite, acessa o site www.cbers.inpe.br, e se informa. O simples clicar, leva o internauta a informações preciosas que o ajudam em estudos, pesquisas e principalmente ações políticas em meio ambiente – a exemplo das ações de órgãos como o Ibama e Secretaria de Meio Ambiente de SP.

“O atendimento é eficaz, e ali se pode ter um rol de catálogos atualizados. O sistema tem grande credibilidade e o download é rápido. Online o usuário pode relacionar as áreas do seu interesse e espera apenas 9 minutos”, afirmou o coordenador

Diversas instituições já se beneficiaram, totalizando cerca de 789 pedidos por semana, e 159.591 mil cenas de satélite passadas ao público. Mas qual a aplicabilidade prática disso tudo? Epiphanio citou que um dos órgãos governamentais utilizou as imagens do CBERS-2 para controlar, por meio desse recurso, a fiscalização da declaração de imposto de renda de proprietários rurais a partir de fotografias das áreas de plantação de soja.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Tavares)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.