Panorama
 
 
 
 

ARTESANATO AJUDA INDÍGENAS CONSIDERADAS “VELHAS” A TER RENDA E PROMOVER CULTURA

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Janeiro de 2006

01/001/2006 - O artesanato tornou-se fonte de renda e meio de fortalecimento cultural para cerca de 60 mulheres indígenas do município de Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas. A maior parte delas tem mais de 40 anos. Elas fazem parte da União das Mulheres Artesãs Indígenas do Médio Rio Negro (Umai), que foi criada em março de 2003 e tem aproximadamente 200 associadas. As artesãs pertencem a dezoito etnias diferentes. Entre elas, Baré, Arapasso e Tukano.

"Como essas mulheres já são de meia idade, elas não podem arranjar emprego porque são consideradas velhas. Também não podem se aposentar porque são muito novas. Se você tem sua produção, você consegue um dinheiro", contou a coordenadora da Umai, Délia Arapasso, em entrevista ao quadro Meio Ambiente , que todas as sextas-feiras é veiculado no programa Ponto de Encontro , na Rádio Nacional (Amazônia).

A Umai oferece um local para fazer o artesanato e oportunidade para vender os produtos. Conquistou um espaço permanente na feira municipal, além de participar de eventos em todo o país. A renda média das 60 associadas envolvidas diretamente na produção é de um salário mínimo por mês. Mas, de acordo com Délia, elas ainda têm outras compensações. A sede da entidade é também um espaço para reviver e reafirmar os costumes indígenas, falar a língua nativa, reencontrar parentes e amigos.

Os artigos mais vendidos pelas artesãs são cestos, chapéus, brincos e colares, além da vassoura de piaçaba (palmeira amazônica), especialidade do povo Baré. A Umai faz parte da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), que reúne 75 organizações indígenas, representantes de 165 povos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.