Panorama
 
 
 
 

ESCRITÓRIO DE PINHEIRO TOTALIZA QUASE 300 MIL REAIS EM MULTAS EM 2005

Panorama Ambiental
São Luiz (MA) – Brasil
Janeiro de 2006

São Luiz (05/01/06) - O Escritório Regional do Ibama em Pinheiro apresentou na última semana seu relatório de atividades de fiscalização durante o ano de 2005 na região da Baixada Maranhense. No total, a equipe de três fiscais registrou 54 autos de infração com multas somadas no valor de aproximadamente 300 mil reais , 47 termos de apreensão e 10 doações de material apreendido. Nos três primeiros meses do ano passado e deste ano de 2006, a principal ação é a intensificação da fiscalização da pesca, por se tratar do período do defeso da piracema. Em 2005 foram apreendidos 573 quilos de peixe, além de 45 quilos de camarão, doados a entidades assistenciais de comunidades carentes na periferia de Pinheiro. As redes de malha e outros petrechos usados na pesca predatória também foram apreendidos e colocados em depósitos.

No combate ao desmatamento, foram feitas com auxílio de recursos da Gerência Executiva de São Luís seis operações, apresentando resultados satisfatórios como o lacre de nove serrarias atuantes na região instaladas sem registro adequado no Ibama. Foram apreendidos 1.627,346 metros cúbicos de madeira (em toras + serrada) e 10 veículos, na sua maioria caminhões utilizados para transportar lenha sem cobertura regular de ATPF (Autorização para Transporte de Produtos Florestais). A espécie de flora mais atacada foi a maçaranduba.

Na esfera de proteção à fauna, foram apreendidos 50 animais silvestres, na maioria pássaros, e todos foram encaminhados para soltura no habitat natural. A equipe recuperou vivos bigodes, pipiras, papas-capins e outros pássaros silvestres destinados ao comércio ilegal, além de nove frangos d´água abatidos e outras caças.

Dois seminários foram ministrados pela equipe do PREVFOGO sobre a questão das queimadas na região, em outras ações na área de educação ambiental o escritório contabilizou 27 palestras e nove visitas a entidades e/ou repartições públicas, refletindo diretamente na redução do desmatamento e dos problemas com o rebanho de búfalos na Baixada.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Paulo Roberto Mendes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.