Panorama
 
 
 
 

LIVRO REÚNE INFORMAÇÕES DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES NATIVAS DE PEIXES BRASILEIROS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

06/01/2006 - Dados sobre a criação de espécies brasileiras de peixe geralmente estão difusos em revistas científicas ou em anais de congressos, sendo difícil para piscicultores e também para os cientistas obterem informações completas e atualizadas. No livro “Espécies nativas para piscicultura no Brasil”, organizado por Bernardo Baldisserotto e Levy C. Gomes, publicado pela editora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, foram reunidos capítulos sobre o cultivo de 19 espécies de peixes, cada um escrito por pesquisadores especialistas na espécie em questão.

Cada capítulo fornece ao leitor informações sobre a biologia, reprodução, engorda, efeitos da qualidade da água, nutrição, doenças e transporte destas espécies. Este livro é destinado a piscicultores, estudantes, pesquisadores e entusiastas pelo assunto. Com prefácio assinado por José Fritsch, ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República, o livro traz ainda informações sobre as 10 principais bacias hidrográficas do Brasil. Com destaque para a Bacia Amazônica, dividida em 13 sub-bacias que abrange seis estados do Norte (Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará) e parte do Mato Grosso. A Bacia Amazônica unida às pequenas sub-bacias do Oiapoque e do Araguari, no Amapá, possuem 3.984.467 quilômetros quadrados, o que representa 46,8% de todo o território brasileiro.

A mais diversa fauna de peixes de água doce também é encontrada na Amazônia, variando entre 1.500 a 5.000 espécies. São citados como exemplos de peixes importantes para a piscicultura (arte de criar e multiplicar peixes): o acará-açu, o acará bandeira, o acará-disco; os tucunarés, o pirarucu – que atinge grande porte (250 kg) e que pode produzir entre 20 e 25 toneladas por hectare ao ano quando criado com ração; a matrinxã, o curimatá; a pirapitinga e o principal representante da região: o tambaqui peixe nativo com maior produção no País, cerca de 20.833,5 toneladas em 2003, só ficando atrás das tilápias e carpas. Também são encontrados na bacia Amazônica: o caparari e o surubim.

A publicação tem 473 páginas e o custo de obtenção é de R$ 57,00. Para informações e aquisição enviar e-mail para levy@cpaa.embrapa.br.

Os organizadores – Levy de Carvalho Gomes é pesquisador em Aqüicultura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sendo lotado na Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus (AM). Tem doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Suas pesquisas têm como foco principal estudos de Fisiologia de Peixes e Efluentes da Criação, com o objetivo de estabelecer boas práticas de manejo para pisciculturas sob duas óticas: diminuição do impacto ambiental e o bem-estar animal. Publicou, até o momento, cerca de 25 trabalhos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

Bernardo Baldisserotto é professor adjunto do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Santa Maria. Tem doutorado pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na McMaster University, no Canadá. Desde 1992 orienta alunos de mestrado no curso de pós-graduação em Zootecnia, área de concentração Piscicultura, e publicou, até o momento, cerca de 50 trabalhos sobre Fisiologia de Peixes em revistas nacionais e internacionais.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Maria José Tupinambá)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.