Panorama
 
 
 
 

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU BATE RECORDE DE VISITAÇÃO

Panorama Ambiental
Foz do Iguaçu (PR) – Brasil
Janeiro de 2006

(02/01/06) - O Parque Nacional do Iguaçu fechou 2005 com 1.084.239 visitantes, superando por apenas 34 turistas a marca histórica de 1987, de 1.084.205 turistas. Essa é a terceira vez que a unidade de conservação supera a casa de um milhão de visitantes desde 1980, quando o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) começou a controlar a bilheteria. O feito foi comemorado no sábado quando fecharam as bilheterias no Centro de Visitantes. As estatísticas do Ibama funcionam como um termômetro para o setor turístico da cidade de Foz do Iguaçu, que tem nessa atividade sua maior fonte geradora de emprego.

A visitação no PNI, famoso por abrigar as Cataratas do Iguaçu, alcançada no ano passado foi 10,5% superior ao movimento de 2004, quando passaram pelos portões 980.937 visitantes. O objetivo do Ibama e das concessionárias é manter em 2006 o crescimento anotado no ano passado.

O chefe da unidade, Jorge Pegoraro, informou que houve um aumento de 11% de turistas estrangeiros em relação a 2004, perfazendo 59% do total da visitação. Foi contabilizado um aumento de 9,8% no número de brasileiros somando os outros 41%.

Pegoraro ressaltou também o Passe Comunidade, com aumento de 7,6% em relação ao ano anterior. O passe prevê desconto de 90% aos moradores das 14 cidades do entorno do Parque Nacional do Iguaçu e funciona com o uma medida de integração ambiente e social da unidade com a população local.

Infra-estrutura - O chefe da unidade informou que para esse ano haverá melhoria na infra-estrutura de visitação com a instalação do Espaço Tarobá – uma área no meio da trilha das Cataratas com lanchonete, banheiro e local de descanso. A estrutura será construída em um local onde havia uma antiga lanchonete e deverá ficar pronta em seis meses.

Parna do Iguaçu
 
Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom/Parna do Iguaçu
Foto: Parna do Iguaçu
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.