Panorama
 
 
 
 

PESCA DO CARANGUEJO-UÇA ESTÁ PROIBIDA NAS PRIMEIRAS SEMANAS DE JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO

Panorama Ambiental
São Luiz (MA) – Brasil
Janeiro de 2006

(04/01/06) - O Núcleo de Recursos Pesqueiros da Gerência Executiva do Ibama em São Luís instruiu por meio da portaria n°18, de dezembro de 2005, a suspensão da captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie de caranguejo Ucides cordatus, popularmente conhecida como caranguejo-uçá. Em 2006 a cata está proibida nos períodos de 2 a 6 de janeiro, de 1º a 5 de fevereiro e 1º a 5 de março.

A pesca do caranguejo será proibida na época de “andada”, período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para o acasalamento e liberação de ovos. O respeito aos períodos de defeso é uma das preocupações temáticas do Encontro Estadual de Catadores de Caranguejo, em fase de articulação com o apoio do Núcleo de Educação Ambiental e do Centro Nacional de Populações Tradicionais do Ibama/MA.

As pessoas físicas ou jurídicas que atuam na captura, manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização dessa espécie de caranguejo no estado do Maranhão devem fornecer ao Ibama, até o ultimo dia que antecede a cada período de defeso de “andada”, a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes. O transporte e a comercialização dos produtos declarados deverão estar acompanhados, desde a sua origem até o destino final, de uma Guia de Autorização de Transporte e Comércio emitido pelo Ibama.

Os animais vivos que tiverem sido declarados só poderão ser comercializados até o segundo dia do início de cada período de “andada”. Os produtos apreendidos pela fiscalização, quando vivos, deverão ser devolvidos a seu habitat natural, ou se mortos doados a entidades assistenciais.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Paulo Roberto Mendes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.