Panorama
 
 
 
 

CRAS RECEBEU 1.890 ANIMAIS SILVESTRES NO ANO PASSADO

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Janeiro de 2006

12/01/2006 – Deram entrada no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) durante o ano passado, 1.890 animais silvestres de 115 espécies. São animais apreendidos em cativeiro pela Polícia Militar Ambiental, que estavam em poder de traficantes ou foram vítimas de atropelamentos. Eles receberam os cuidados dos veterinários, biólogos e técnicos do centro, muitos já foram devolvidos ao habitat natural e outros aguardam a recuperação completa.

Entre os animais encaminhados ao Cras em 2005 estão dois filhotes de onça pintada, três filhotes de onça parda e cinco filhotes de lobinhos. Em média, 700 animais (a maioria pássaros) ficam em internamento no centro.

O coordenador do Crass, Vinicius Andrade, explica que ao dar entrada no centro o animal passa por uma triagem, fica de quarentena até que os exames clínicos comprovem não estar infectado por doença contagiosa, recebe o tratamento necessário e em seguida, estando em condições normais, é devolvido à natureza.

No ano passado foram realizadas solturas de 900 animais em cinco áreas cadastradas para repovoamento das espécies reabilitadas, nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Jardim, Miranda, Aquidauana e Rochedo. A soltura é feita em parceria e atende a demanda de proprietários rurais interessados em receber animais para ecoturismo e repovoamento de suas propriedades.

Também foram encaminhados para zoológicos e criadouros especiais outros 50 animais, que devido a particularidades da espécie ou condicionamento físico não estão aptos a viver na natureza. Vinicius Andrade cita como exemplo a onça parda, que em geral chega filhote ao centro e fica refém do cativeiro porque parte dos instintos selvagens, não consegue mais caçar e vira presa fácil de caçadores.

Animais dessa espécie passam dificuldades porque o Cras é um ambiente de passagem, não tem as características ideais para longas estadias. Ano passado foram encaminhadas duas onças para um zoológico no interior de São Paulo, mais outras cinco adultas aguardam vagas.

Em conjunto com o Parque Estadual do Prosa, o Cras desenvolve projeto de educação ambiental, permitindo a visitação monitorada às instalações. É uma forma de conscientizar a população a respeito do sofrimento que a má conduta do homem impõe aos animais, observa o gerente de Conservação da Biodiversidade do Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal), Harald Brito. Em 2005 visitaram o Cras 3.241 pessoas.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.