Panorama
 
 
 
 

CRIADOS MAIS DOIS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NO RS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Janeiro de 2006

09/01/2006 - O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, abriu na tarde desta segunda-feira (09), a primeira reunião de 2006 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, o qual preside.

Foi aprovada a criação de mais dois Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas do Estado: dos rios Butuí e Icamaquã, na região Noroeste, abrangendo nove municípios, e da Lagoa Mirim e canal São Gonçalo, na região Sul, envolvendo em torno de 20 municípios. O governador do Estado, Germano Rigotto, assinará o decreto que cria oficialmente os comitês e para a sua instalação eles irão desenvolver um processo de eleição dos membros e suplentes. A partir disso, o RS passará a contar com 19 comitês de bacias hidrográficas em atividade. Existem, ainda, duas comissões provisórias.

Outro ponto relevante da pauta foi a apresentação da proposta de instalação do Comitê Gestor da Laguna dos Patos (CGLP), com os critérios de formação, coordenação e cronograma para efetivação do órgão. Uma resolução do CRH em 2002 criou o CGLP e, posteriormente, uma portaria do secretário estadual do Meio Ambiente, em 2005, definiu a criação de um grupo de trabalho para estruturar o Comitê. Ele tem por objetivo articular o gerenciamento das águas da Laguna dos Patos. O secretário executivo do CRH, Paulo Renato Paim, explica que a Laguna dos Patos necessita de um comitê diferenciado porque ela está situada no centro de quatro bacias hidrográficas que têm seus comitês próprios.

A instalação do Comitê Gestor está marcada para a próxima reunião do CRH, em seis de março, com 12 membros representantes dos quatro comitês afluentes da Laguna, de quatro secretarias estaduais e de usuários diretos da água. Também será eleita a coordenação do órgão, entre os representantes dos comitês e dos usuários da água.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.