Panorama
 
 
 
 

EM 2005, 38 INDÍGENAS FORAM ASSASSINADOS NO BRASIL, DIZ CONSELHO INDIGENISTA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

07/01/2006 – O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) registrou, no ano passado, o assassinato de 38 indígenas em todo o Brasil. Segundo a entidade, esse é o maior número de vítimas desde 1994, quando 45 índios foram mortos no território nacional. O balanço também indica a ocorrência de 29 suicídios, 136 mortes por falta de assistência médica e 44 vítimas de desnutrição infantil. Nos últimos dez anos, 241 indígenas morreram violentamente no país.

Dentre os 38 casos de mortes relatados pelo Cimi em 2005, há três cometidos por policiais militares e dois por fazendeiros. Do total de assassinatos relatados, a metade foi cometida por próprios indígenas - em muitos casos, as vítimas foram mortas por parentes em estado de embriaguez.

Esse, por exemplo, foi o caso de Cleto Amarilha, da aldeia Amambaí (MS). No dia 13 de agosto do ano passado, aos 88 anos, ele foi esfaqueado pelo filho, Miguel Amarilha, de 64 anos, que estava bêbado. Situação semelhante ocorreu com Agacir Castelão, em Amambaí (MS), em 4 de outubro. Castelão recebeu golpes de facas, facão e chaves de fenda de cinco menores indígenas com idade entre 13 e 15 anos. Ao confessar o crime, os adolescentes também disseram que estavam embriados.

A maior parte das mortes foi registrada no Mato Grosso do Sul. Por exemplo, 26 dos 29 suicídios ocorridos em 2005 foram neste estado. Os outros três, no Amazonas. Dentre as 44 vítimas de desnutrição, 32 também são do Mato Grosso do Sul.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Lilian Macedo

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.