Panorama
 
 
 
 

FUNAI: COMUNICADO SOBRE ENTREVISTA À AGÊNCIA REUTERS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

13/01/2006 - A Fundação Nacional do Índio (Funai) considera oportuno fazer os seguintes esclarecimentos em relação à entrevista com seu presidente, Mércio Pereira Gomes, veiculada pela agência de notícias Reuters, no dia 12 de janeiro de 2006:

1) O presidente da Funai vê como motivo de orgulho nacional o fato de o Brasil ter praticamente 12,5% de seu território constituído por terras indígenas e, por essa razão, considera o país exemplar no resgate de uma dívida histórica para com sua população de origem, conforme registra a entrevista.

2) Em nenhum momento da entrevista ou em qualquer outra ocasião, Mércio Pereira Gomes questionou o direito dos índios a terras tradicionalmente ocupadas, equívoco que chegou a ser propagado em razão de interpretações sensacionalistas. As declarações do presidente da Funai citadas no último parágrafo da entrevista foram descontextualizadas, propiciando grande mal-entendido.

3) Sem deixar de reconhecer as grandes dificuldades que os povos indígenas ainda enfrentam no seu dia-a-dia, não se podem negar os avanços que o Brasil já fez e vem fazendo no seu esforço de regularização das terras indígenas.

4) A homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, firmada em abril de 2005, atesta o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os povos indígenas. Resultado de quase 20 anos de luta, Raposa Serra do Sol fortalece a mais alta tradição de respeito ao índio. Desde sua posse, o presidente Lula já homologou 55 terras indígenas.

5) Entretanto, ainda há muito a ser feito. O processo de demarcação de terras indígenas no Brasil afunilou-se hoje nos casos de difícil resolução jurídica. A situação de Mato Grosso do Sul é paradigmática: a terra indígena Ñande Ru Marangatu, por exemplo, foi homologada pelo presidente Lula em março de 2005, mas teve seu efeito suspenso pelo Supremo Tribunal Federal em novembro do ano passado; outras terras no Estado, como Cachoeirinha, Yvy-Katu, Jatayvary e Guyraroká, todas já identificadas pela Funai, estão com seus processos administrativos paralisados pela Justiça federal. Esses casos demonstram os obstáculos judiciais enfrentados pela Fundação para o cumprimento de sua missão institucional.

6) Contudo, a demarcação de terras Guarani em Mato Grosso do Sul é ação prioritária da atual gestão da Funai. Entre 2004 e 2005, foram concluídas cinco identificações de terras (Arroio-Korá, Guyraroká, Yvy-Katu, Jatayvary e Taquara), com extensão média de 9 mil hectares. Neste ano, irá publicar a conclusão dos estudos de identificação de outras três terras Guarani no Estado.

7) A direção da Funai entende que toda e qualquer reivindicação de caráter fundiário é legítima por princípio e, quando apresentada ao órgão, sempre será submetida à análise de sua Diretoria de Assuntos Fundiários.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.