Panorama
 
 
 
 

FUNAI ESPERA SAÍDA DE PRODUTORES DE ARROZ PARA ENTREGAR RAPOSA SERRA DO SOL A INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

11/01/2006 – Os 14 mil índios de cinco povos – Macuxi, Ingaricó, Patamona, Tauretang e Wapichana – que têm direito às terras da Raposa Serra do Sol, em Roraima, ainda enfrentam obstáculos. Sete produtores de arroz ainda resistem em sair das terras, segundo Roberto Lustosa, presidente interino da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Lustosa afirma que as tentativas dos fazendeiros entrarem na justiça para ficarem com as terras não foram acatadas. "Eu não vejo o que esses fazendeiros podem fazer contra uma decisão do presidente da República. As ações deles não prosperaram na justiça. A permanência deles não tem qualquer embasamento legal", disse Lustosa.

As terras de Raposa Serra do Sol foram homologadas em abril do ano passado, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A partir dessa data, os ocupantes, entre eles produtores de arroz, teriam um ano para a desocupação. O prazo foi dado de maneira que a colheita do arroz pudesse ser feita, segundo Lustosa. O presidente interino da Funai disse também que as benfeitorias deixadas no local vão ser pagas.

Caso os fazendeiros não deixem o local, a Funai vai fazer uso da justiça para retirá-los. "A permanência desses fazendeiros após o prazo implica em um ato de desobediência e descumprimento da lei e isso vai gerar uma ação da Funai junto a justiça para que esses fazendeiros sejam retirados de forma pacifica ou então por meio da justiça". Os 14 mil índios que têm direito às terras, fazem parte de seis etnias. Para Lustosa a homologação das terras é uma vitória e as terras de Raposa Serra do Sol representam a luta dos índios pela terra.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Michèlle Canes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.