Panorama
 
 
 
 

GREENPEACE INTERROMPE ROTA DE NAVIO CARREGADO DE LIXO TÓXICO NO MEDITERRÂNEO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2006

12/01/2006 - Ativistas entraram no porta-aviões Clemenceau, exigindo que o governo francês descontamine o navio de todo material tóxico antes de enviá-lo para desmonte na Índia

Atualizada em 13-01-2006

Ativistas do Greenpeace interceptaram e entraram no porta-aviões francês Clemenceau, a 50 milhas náuticas da costa do Egito, impedindo pela segunda vez o prosseguimento de sua viagem com destino à Índia, onde será encaminhado para desmonte. Dois ativistas do Greenpeace conseguiram embarcar no navio, subir em um de seus mastros e exibir uma faixa com os dizeres “Carregado de amianto: fique longe da Índia.”
O navio contém altos níveis de substâncias tóxicas como amianto, chumbo e metais pesados, caracterizando, assim, transporte ilegal de lixo tóxico, proibido pela Convenção da Basiléia, tratado internacional contra o comércio e transporte de substâncias perigosas. O Greenpeace pediu às autoridades egípcias que neguem permissão ao Clemenceau para cruzar o Canal de Suez e prosseguir viagem, respeitando os princípios da Convenção, da qual o Egito é signatário. O governo egípcio já solicitou ao navio os certificados exigidos pela Convenção para aprovar sua passagem. Se o Egito não receber a documentação, o navio será considerado ilegal e estará sujeito às leis do país, podendo ser enviado de volta ao porto francês. As autoridades do Canal de Suez confirmaram para o Greenpeace que a passagem do navio pelo canal não foi garantida. A Suprema Corte da Índia também impediu a entrada do navio em suas águas até que as autoridades francesas apresentem documentos comprovando que o Clemenceau não está quebrando uma lei internacional.

O Clemenceau vem sendo motivo de intenso debate internacional. O comitê de monitoramento da Suprema Corte da Índia já se pronunciou contra a chegada do navio no país, que caracterizou como uma violação da Convenção de Basiléia. No entanto, o governo francês se nega a reconsiderar sua decisão de enviar o porta-aviões contaminado com centenas de toneladas de substâncias tóxicas.

O destino final do navio seria a usina de desmonte de Alang, na Índia. "O Clemenceau representa uma ameaça ao meio ambiente da Índia e aos trabalhadores da usina de desmonte que entrarão em contato com todo esse material tóxico, sem a devida proteção", afirmou Jacob Hartmann, ativista a bordo do navio do Greenpeace que parou a rota do Clemenceau em águas internacionais.

“Em vez de realizar uma descontaminação segura do navio, a França está tentando despejar todo esse resíduo contaminado sobre algumas das pessoas mais pobres do mundo. Isso é uma atitude absolutamente repreensível de um país que se diz uma nação civilizada,” afirmou Jim Puckett, da Basel Action Network, que atua contra o comércio ilegal de substâncias tóxicas.

O Greenpeace exige que o governo francês leve de volta o Clemenceau ao seu país e só libere sua saída da Europa depois de totalmente descontaminado.

 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.